*Dos mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar na Bahia, 8.874.841 compareceram às urnas, no domingo, 2 de outubro, para exercer o direito do voto. O percentual de comparecimento é de 78,65%, evidenciando que os cidadãos baianos atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral.
A Bahia contou com um número recorde de eleitores aptos a votar, cenário que resultou numa grande concentração de pessoas nos locais de votação. Além disso, a quantidade de cargos em disputa (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente), incidiu na ampliação do tempo médio de votação por eleitor e, consequentemente, no encerramento da votação nas seções eleitorais e no processo de totalização dos votos, que assim como em outros estados do Brasil, no estado, encerrou durante a madrugada.
Considerando a realização do segundo turno eleitoral, no dia 30 de outubro, o Eleitoral baiano informa que já iniciou um diagnóstico imediato, ainda na noite de domingo (02/10), com as principais secretarias envolvidas no planejamento de eleições, com o objetivo de avaliar as ocorrências apresentadas no pleito de ontem e mitigar de forma estratégica e célere os principais desafios que poderão surgir na próxima eleição.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia pontua que, apesar das intercorrências comuns aos grandes eventos, o pleito transcorreu dentro do esperado, graças ao planejamento sistêmico feito junto às instituições parceiras, a citar, entre outras, as que integram as forças de segurança do estado e as concessionárias de serviços (empresas de telefonia, energia e água).
Para o próximo pleito, o Eleitoral baiano espera contar mais uma vez com a participação maciça dos eleitores e com os mesários e mesárias, pessoas essenciais e que tanto contribuem para o exercício da democracia por toda a sociedade, ao garantir a organização das atividades nas seções de votação e a tranquilidade durante a votação.
*Nota de Esclarecimento do TRE-BA sobre as Eleições 2022