A Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia (Apes) realizou uma reunião entre os prefeitos da região nesta quinta feira, dia 16 de fevereiro. O encontro foi no auditório do Senar, em Itamaraju.
A pauta da reunião da Apes discutiu o piso salarial da educação e o piso salarial de enfermagem, entre outros assuntos, sendo conduzida pelo prefeito anfitrião, dr. Marcelo Angênica, presidente da Apes. Ele esteve acompanhado de sua equipe, formada por secretários municipais e assessores jurídicos, além de Neilson Benfica, secretário executivo da Apes.
Também participaram: Midson Medeiros, prefeito de Itanhém, e dr. Valdey Silva, seu assessor jurídico; Agnelo Santos, prefeito de Cabrália e presidente do Consórcio de Saúde da Costa do Descobrimento, e equipe; Luciano Francisqueto, prefeito de Itabela; Robertinho, prefeito de Mucuri; Isan Botelho, chefe de gabinete da Prefeitura de Itapebi e representando o prefeito Juarez Silva (Peba); Nilzângela Santos, secretária de Educação, e Beatriz Viana, secretária de Finanças, de Itagimirim, representando o prefeito Luizinho.
Em entrevista, o dr. Marcelo Angênica detalhou que o encontro entre prefeitos visa a troca de experiências voltadas para a administração pública. “A gente tem vivido mudanças dos processos de controle interno e externo da prefeitura, além de um momento de dificuldade para o cumprimento de determinações do governo federal“, disse.
Angênica exemplificou citando o aumento dos pisos salariais da educação e da enfermagem, alegando que não há motivos para o não pagamento das medidas, mas devem haver recursos e uma forma legal de pagamento.
Ele ressaltou que o objetivo de reuniões como essa são essenciais para destinar as melhorias para o povo.
Agnelo Santos destacou a importância do encontro e citou novamente as pautas. “Chegamos para a reunião e considero muito importante estarmos juntos para discutir a demanda das prefeituras“.