Tirar os sapatos antes de entrar em casa é sinal de respeito em muitas culturas. Cerca de dois em cada três americanos tiram os calçados quando chegam em casa. Será eficiente? É necessário? Sempre tem alguma coisa de revirar o estômago na sola dos seus calçados, com certeza, provavelmente, até mesmo um tanto de matéria fecal.
Mas a nojeira que trazemos para dentro de casa não é necessariamente um perigo para a saúde da maioria de nós. O corpo humano só tem algumas defesas porque estamos expostos a germes literalmente em todos os lugares. As infecções não ocorrem só porque você se expõe a um grande número de germes. A probabilidade de contrair algum tipo de infecção por usar calçados dentro de casa é muito, muito baixa. A maioria do que você traz não é patogênico (que provoca ou pode provocar, direta ou indiretamente, uma doença)
mesmo que seja nojento. Organismos que realmente podem deixar você doente, eles precisam entrar no seu corpo por um conjunto muito específico de circunstâncias (boca, nariz, olhos ou face ferida) e vencer uma série de proteções corporais, inclusive nosso próprio conjunto de micróbios. Mesmo as crianças pequenas que podem colocar a boca direto no chão. As crianças precisam ser expostas a uma variedade de organismos, não é bom viver numa bolha.