Amurc: Municípios ganham aporte técnico e financeiro para melhorar a educação

Amurc: Municípios ganham aporte técnico e financeiro para melhorar a educaçãoPrefeitos e secretários municipais de educação de 35 municípios assinaram na manhã desta sexta-feira, 6, na Uesc, um Termo de Cooperação Técnica com os Institutos Natura e Arapyaú, para a implementação e acompanhamento de projetos que visam melhorar a qualidade da Educação Pública Municipal. Junto a essa iniciativa, os municípios receberão assessoria e consultoria da empresa Constant para a regularização dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e do Plano de Carreira para os profissionais do magistério municipal.

A parceria com o Instituto Natura visa oferecer um aporte técnico para os municípios da região tenham acesso às tecnologias disponíveis pela entidade, no sentido de implementar as tecnologias de melhorias da qualidade da educação, pelos programas de qualificação. Antes disso, a gerente de projetos educacionais do Instituto, Karina Rizek revelou que, ainda esse mês “um técnico, mantido pelo Instituto, visitará os municípios para a coleta de informações através de um questionário, que irá compor um diagnóstico situacional, e, assim poder atuar mais próximo da necessidade que cada município tem”.

Paralelo a essa atividade, a equipe coordenada pelo Consultor Carlos Eduardo Sanches estará atendendo os municípios de forma individual, na sede da Amurc, com o objetivo de impulsionar a criação e a regularização dos PMEs, tendo em vista que a Lei 13.005/2014 determina que os municípios devam estar com os planos aprovados até o dia 25 de junho deste ano. Para elaboração desse documento, os Institutos assumirão grande parte dos custos financeiros.

A expectativa, segundo o presidente da Amurc, Lenildo Santana, “é de construir um plano que seja capaz de atender aos interesses dos municípios, ajustando os direitos dos trabalhadores e a necessidade da comunidade. Além disso, que a gente possa ter isso realizado num curto período de tempo para que nós cheguemos a junho com o plano pronto, e, com os encaminhamentos para a discussão do Plano de Cargos e Salários em estado avançado para formalizar esses dois documentos”.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite declarou que essa parceria é muito importante para Itabuna, tendo em vista que “a educação abre espaços e caminhos, principalmente em um momento em que os municípios estão passando por dificuldades financeiras. “É no município que as pessoas vivem, elas pessoas não moram na União ou no Estado, então a dificuldade tem sido muito grande, devido ao aumento da demanda. Por isso, acreditamos que através dessa parceria possa melhorar efetivamente a nossa educação”, revelou.

Para o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana destacou que muito além de uma parceria, o ato firmado esta manha, significou a mudança de mentalidade e de amadurecimento institucional da região. Segundo ele, é uma oportunidade para alinhar o diálogo e fortalecer as relações entre as entidades envolvidas, inclusive com a participação da Universidade, para trabalhar de forma coletiva, visando o desenvolvimento social. “É um momento importante para que as soluções para os problemas individuais sejam alcançados de forma coletiva”, afirmou.


Fonte: Viviane Cabral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui