Amurc e o Instituto Natura realizaram encontro com os gestores da educação regional

Dando prosseguimento ao convênio firmado entre a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e os institutos Natura e Arapyaú foi realizado nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), o I Encontro da Rede de Apoio à Educação – Polo RAE Sul da Bahia, que teve o objetivo de constituir vínculos com os municípios da região para a implantação dos projetos voltados para a área educacional. O evento reuniu profissionais da educação de 36 municípios.

A melhoria na Gestão Pública e na Educação Municipal é o foco do convênio firmado no ano passado, entre a Amurc e o Instituto Natura. De acordo com o presidente da Associação, Lenildo Santana, a iniciativa fortalece, ainda mais, o campo de atuação dos profissionais da educação e expande as possibilidades com aplicação das ferramentas disponibilizadas pelo Instituto Natura.

Os representantes municipais foram orientados quanto a elaboração dos Planos Municipais de Educação, a revisão dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação, a melhoria do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios e à implementação dos projetos do Instituto Natura: Conviva Educação, Trilhas e Comunidade de Aprendizagem.

De acordo com a gerente de projetos da Rede de Apoio a Educação – RAE do Instituto Natura, Márcia Ferri, o encontro foi o início para os momentos formativos dos projetos e “a expectativa de que os municípios possam ter uma adesão de 100 %, mas que eles se classifiquem com uma atuação de 80 % e que a gente possa expandir essa rede. A ideia é que nós próximos três anos a gente possa fazer uma atuação bem próxima dos municípios, com encontros e oficinas, para depois fazermos atuações à distância”.

A secretária de Educação de Itabuna e presidente do Fórum de Educação, Dinalva Melo destacou a parceria com o Instituto Natura como um incentivo importante aos secretários municipais de educação, no que diz respeito a capacitação desses profissionais. “Eu acho que os secretários se sentem melhores capacitados e com melhores condições de realizar tantos os desafios com os quais nós estamos nos defrontando nesse momento histórico”.

O projeto em destaque conta desde o seu início com o apoio da Uesc, que tem somando esforços através da sua Pró-Retoria de Extensão, representada pelo Pró-Reitor Alessandro Santana, onde o mesmo salientou que a iniciativa traz melhoria, inovação e relevância a educação regional, “pois permitirá aos seus gestores utilizarem ferramentas e informações imprescindíveis a transformação positiva da gestão na área da educação”.

O Instituto Natura promove e apoia projetos que se complementam e estruturam a organização da Rede de Apoio à Educação, programa concebido pela instituição, que integra projetos e comunidade na execução de políticas educacionais, potencializando compromissos e resultados. Ele é responsável por financiar, tanto os eventos, como produção de material, a disponibilização de formador.

O evento contou com as presenças de representantes da Uesc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Bahia (UNDIME-BA) e Secretaria Estadual de Educação da Bahia.

Fonte: Viviane Cabral – Assessora de Imprensa

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui