Amurc defende ampliação de recursos na Marcha a Brasília

Amurc defende ampliação de recursos na Marcha a BrasíliaO presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana estará representando os municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano na XVI Marcha a Brasília, que tem início nesta segunda-feira, 8, e segue até quinta-feira, 11, na capital Federal. Estarão em pauta, as questões que influenciam o dia a dia dos Municípios, entre elas, o Pacto Federativo e a melhor distribuição dos recursos pelo Governo Federal.

A dificuldade na prestação dos serviços em saúde e educação é um dos principais problemas enfrentados pelos municípios brasileiros na atualidade. Entre os municípios associados a Amurc a situação não é distinta, já que os recursos repassados pelo Governo Federal não estão sendo suficientes para atender as demandas da população. Os prefeitos alegam que, no geral, os municípios acabam assumindo a maior parte do custeio dos programas federais.

Em alguns casos, o município é levado a custear 100 % do programa onerando os recursos próprios. De acordo com Lenildo, torna-se necessária a revisão do Pacto Federativo para uma melhor distribuição e regularização desses recursos entre os entes federados. “Não dá para garantir saúde e educação de qualidade com o atual repasse dos Programas Federais. Então, o encontro em será um momento importante para discutir estratégias e unir forças em prol dessa luta”, pontuou.

A Marcha vai reunir milhares de prefeitos na capital Federal que estarão reivindicando, entre outras questões, mais 2% de Fundo de Participação de Municípios (FPM), Royalties e medidas para ajudar a vencer a crise nos municípios.

 

 

Fonte: Portal Sul da Bahia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui