Ampliação de campus do IFBA é inaugurada

(Foto: Rodrigo Hadija)O Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Prefeitura de Porto Seguro inauguraram na terça-feira, 11 de maio, os primeiros pavilhões da obra de ampliação do campus da instituição em Porto Seguro, que está sendo realizada em um terreno de 6.300 metros quadrados, doado pela Prefeitura, e localizado ao lado das atuais instalações do IFBA.

O primeiro pavilhão, que fica nos fundos do terreno, abriga quatro salas administrativas, enquanto o novo pavilhão conta com duas salas de aula, uma sala para o curso de Licenciatura Indígena e mais três salas administrativas.

“Este é só o primeiro passo da expansão deste campus, que vai oferecer cursos federais de nível superior, como licenciatura em química, licenciatura em letras e intercultural indígena, além dos já existentes cursos técnicos”, afirmou o diretor geral do campus de Porto Seguro, Georges Souto Rocha.

De acordo com o diretor, ainda este ano, será licitada uma obra de R$ 3,5 milhões para a construção de mais dois prédios de dois andares, que abrigarão salas de aulas e laboratórios. O projeto de ampliação do campus inclui também a construção de quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, biblioteca, além de mais salas de aula e administrativas.

A reitora do IFBA na Bahia, Aurina Santana, destacou que a parceria com a Prefeitura de Porto Seguro é fundamental para garantir que o número de alunos mais que dobre, passando de 500 para 1.200. “Agradeço ao Prefeito Abade pelo companheirismo e afirmo que a relação que mantemos com a Prefeitura de Porto Seguro é a melhor possível”, comentou.

Educação de qualidade

O prefeito Abade destacou a importância de o município oferecer educação de qualidade e oportunidades de um futuro digno para a juventude. “Estamos trabalhando para fazer o melhor e é uma satisfação poder participar da ampliação do IFBA, criando aqui cursos federais e de qualidade”, salientou.

Abade relatou o processo para aquisição do terreno e destacou o esforço feito pelo diretor geral do IFBA, George Souto Rocha, e pela Câmara de Vereadores. “A doação do terreno foi uma promessa de minha campanha. Hoje vivemos um dia histórico e eu me comprometo a estudar a viabilidade de doar o terreno localizado do outro lado do campus, para que possamos ampliar ainda mais as instalações deste importante instituto”, garantiu o prefeito.

O estudante Thiago Salvatore, secretário do grêmio do IFBA, também fez questão de agradecer à Prefeitura pelas melhorias que os estudantes têm conquistado, como a doação do terreno, a construção do ponto de ônibus e a troca da iluminação na região. “Queremos que Porto Seguro seja referência não só no turismo, mas também na educação”, disse.

A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlito Martins; do diretor de ensino do IFBA, Renato Machado; do representante do Conselho Superior Estudantil, Jorge Luís Moreira, e do ex-secretário de Educação de Porto Seguro, Caetano Cupolo.

Os secretários municipais de Administração, Lauro Setúbal; Litoral Sul, Alencar Rocha; Agricultura, Geraldo Couto; Meio Ambiente, Hélio Brasil; Turismo, Guto Jones; Esportes, Oberdan Santos Costa; e chefe de gabinete, Osdélio Oliveira, marcaram presença à cerimônia, que também reuniu vereadores e demais autoridades municipais.

Fonte: Cyntia Farabotti

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui