Amor, na direção errada

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2.15-17)

Quero lembrar-lhe uma vez mais as atitudes exemplificadas pelas irmãs Marta e Maria. A primeira estava preocupada e correndo atrás de muitas coisas; a segunda dedicou-se a ouvir Jesus. Ela escolheu “a melhor parte” na linguagem de Jesus, que acrescentou: “que não lhe será tirada”. Nesta vida não há garantias, exceto para o que nos é dado por Deus. Tudo o mais passa, envelhece, torna-se inútil e nos é tirado ou perde-se por si mesmo. O Senhor Jesus não quer que percamos a vida ocupando-nos apenas do que perderemos. Ele nos chama a segui-lo, pois nos levará a realizações e conquistas de valor eterno, que ninguém poderá tirar de nós, que jamais se perderão.

O mandamento de Jesus é para que não amemos o mundo e suas coisas. Podemos usá-las e mesmo desfrutá-las, mas não devemos amá-las. Como avaliar se temos cometido esse pecado? Avaliando nossas prioridades, o uso do nosso tempo e dos nossos recursos. O que recebe o melhor de nós? Ao longo dessa semana, você serviu a Cristo, foi uma manifestação do Reino de Deus? Jesus está dizendo: “Não coloquem o mundo e as coisas do mundo em primeiro lugar; não estejam dispostos às coisas desta vida e indispostos para os compromissos e desafios do Reino de Deus. Se fizerem isso, perderão tudo!”

O mandamento de Jesus, este e qualquer outro, tem como foco nosso bem, sempre. Corremos o risco de amar o mundo e o que há nele, e fazermos mal a nós mesmos. Pensamos que estamos ganhando a vida, quando, na verdade, a estamos perdendo. O amor ao mundo é um processo que gradativamente nos esvazia do amor a Deus e nos torna indispostos para os desafios e deveres da vida de discípulo. Nos tornamos o centro de nossa própria vida e perdemos o prazer de servir. Cuidado: se nosso amor está seguindo na direção errada, nossos ganhos serão perdas, mais cedo ou mais tarde! Inevitavelmente.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui