Ameaça ou graça?

“Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.” (Romanos 2.6)

O que fazemos é importante e Deus dá importância! Ao nos criar, Ele nos deu autonomia, nos fez moralmente responsáveis. Criou-nos capazes para fazer escolhas e nos fez moralmente responsáveis pelas escolhas que fazemos, diante de nós mesmos, das pessoas e dele próprio. Colocada nestes termos, nossa relação com Deus pode parecer bastante ameaçadora. Afinal, Ele sabe realmente o que andamos fazendo, sabe nossas intenções. Quem poderia desafiar Deus a apontar-lhe alguma falha, e pretender sair ileso?

Por isso mesmo é que Deus não nos deu autonomia apenas, mas aproximou-se e revelou Seu amor, graça, perdão e misericórdia. Desde a criação nos deu limites que temos desobedecido e princípios que temos falhado em honrar – para o nosso próprio prejuízo! Por isso nos deu Jesus, que morreu por nós para que pudéssemos ser justificados, visto que não conseguimos ser justos. Pela fé em Cristo recebemos o favor especial de Deus chamado graça. A graça não significa que Deus fecha os olhos para nosso mal comportamento e faz de contas que está tudo bem. Mas significa que Ele se dispõe a nos perdoar e nos ajudar em nosso comportamento.

A retribuição de Deus conforme nosso procedimento seria uma grave ameaça se Ele não nos desse uma saída para superarmos nossas fraquezas, se não pudéssemos ser aperfeiçoados. Mas podemos, por causa do amor e da graça que Ele nos dá por meio de Cristo. A vida cristã é também um chamado a um novo comportamento. Quando a graça de Deus nos alcança, podemos corresponder às expectativas de Deus e nos tornamos uma dádiva na vida dos outros. Ele espera de nós tudo que Ele pode nos capacitar a ser e fazer. Isso é graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui