Amazias B. de Moraes

Foi-se um grande homem, ex-prefeito de Alcobaça, exemplo de ética e dignidade no trato com a coisa pública. Pai de familia exemplar, homem evangélico, serviu de referência para todo cidadão de bem. Nossa região está de luto.

Abriu a cx preta do governo: E AGORA JOÃO?

Em Teixeira de Freitas, o novo prefeito, João Bosco, teve a atitude corajosa de abrir a Cx Preta do governo abatinado, um seu aliado? Sabemos que a impunidade campeia em nosso País, principalmente na Bahia. No entanto a Lei existe para punir os crimes de Responsabilidade e Improbidade administrativa, e está sendo aplicada em vários lugares do Brasil, resta saber se a justiça sendo acionada vai atuar nesse caso, em Teixeira e outros lugares aqui da região.

Precisamos de Planejamento Estratégico

O projeto de desenvolvimento sustentável da costa das baleias, foi elaborado pela Futura, contratada pelas empresas de celulose em parceria com o governo do estado da Bahia e a APES – Associação dos Prefeitos de Estremo Sul da Bahia. Ocorre que esse projeto até agora continua engavetado. Resta saber qual é o caminho para fazer esse projeto andar. Em primeiro lugar, é preciso que os agentes políticos regionais inclusive a própria APES, comecem uma ação conjunta no sentido de mobilizar para que as coisas comecem a sair do papel e não seja apenas mais um projeto que fica no sonho dos visionários.

Itamaraju uma cidade sem sorte

A cidade de Itamaraju que outrora foi a rainha do Extremo Sul da Bahia, devido a riqueza das suas terras, em que tudo que se planta dá, até hoje é um polo de vários produtos como café, cacau, mamão e uma pecuária forte, porém com o advento das duas cidades, Teixeira de Freitas e Eunápolis, Itamaraju passou a ficar espremida entre as duas. Não bastasse isso, não tem dado sorte com uma sequencia de administrações desastrosas. O atual prefeito, Pedro da Campineira, foi reeleito depois de ter substituído o Frei Dilson que deixou o poder devido a denuncias de malversação do dinheiro público. Vamos aguardar para ver como será o governo de Pedro, que depois de várias tentativas, legitimou o mandato através de uma eleição disputada.

Em Eunápolis a criatura se volta contra o criador

Em Eunápolis a terceira cidade mais povoada do Extremo Sul da Bahia devido ser uma cidade polo e estar próximo a Porto Seguro, o ex-prefeito Robério Oliveira indicou o atual prefeito Neto Guerrieri que teve uma vitória tranquila. Porém mal senta na cadeira de prefeito já fez um acordo político com um adversário histórico do ex-prefeito, o Deputado Ronaldo Carletto que deverá receber o apoio do atual prefeito para deputado federal sem ao menos ter definido se Robério Oliveira vai ou não sair candidato. O sonho dourado de Robério é ser candidato a deputado federal, mesmo porque, depois de ter eleito a mulher deputada estadual e agora prefeita de Porto Seguro, se cacifou para ter sucesso em uma possível candidatura a deputado federal.

O jogo de xadrez da política baiana

Depois da vitória de ACM Neto para prefeito de Salvador e José Ronaldo para prefeito de Feira de Santana –os dois maiores colégios eleitorais da Bahia, a oposição na Bahia se fortaleceu para disputar o Governo do Estado. Resta saber quem poderá ser o candidato com chance de competir com o candidato do governador– Dizem que ACM tem um acordo com Gedel Vieira Lima para apoiá-lo. Resta saber se Gedel, hoje tem musculatura para enfrentar o candidato do governo. Entre os nomes mais cogitados estão os de Gerson Gabrielli, Rui Costa, e o Senador Valter Pinheiro todos do PT. Porém, um nome que saiu fortalecido das urnas foi do vice-governador Otto Alencar. Ele vem afirmando que será candidato ao senado. Pelo sim pelo não, só o tempo vai dizer a realidade dos fatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui