Professora Adail Brito é a nova secretária de Educação de Eunápolis. Fotos Paulo BarbosaProfessora Adail Brito foi empossada, nesta manhã (27/03), na sala de reuniões do Gabinete do prefeito, nova secretária de Educação de Eunápolis. Compareceram à cerimônia de posse secretários, o chefe de governo Rafael Oliveira e a imprensa; não teve nenhum representante da Câmara de Vereadores.
Em entrevista ao repórter João Alcides, correspondente d’OSollo em Eunápolis, a nova secretária de Educação, professora Adail, que já esteve nesta função outrora, comentou sobre um dos traços de sua personalidade ser gostar de grandes desafios, entretanto, salientou que não está se colocando como salvadora da pátria – se referindo aos diversos problemas, hoje, enfrentados na educação de Eunápolis. “Não sou nenhuma salvadora da pátria, assim como o prefeito Baiôco não é, mas, com certeza, vamos tentar amenizar as situações mais críticas do setor educacional”, enfatizou Adail.
Garantiu fazer um levantamento junto à sua Secretaria a fim de saber os pontos mais urgentes para levar ao prefeito e, juntos, pensarem ações imediatas para resolver os problemas.
Segundo ela, “o prefeito me antecipou algumas coisas, mas, acredito que as coisas vão melhorar. Eu sou uma guerreira, se eu tiver que trabalhar de manhã, de tarde, de noite, estou à disposição. E o que eu puder colaborar, farei”, garantiu.
Questionada sobre a deficiência na estrutura física da educação no município, disse: “As estruturas físicas das escolas são arcaicas, mas, já temos boas escolas que serão entregues a partir desse ano. Duas serão entregues e duas em processo de licitação, duas creches com apoio do governo federal. Aos poucos esta começando a mudar a estrutura das escolas”. Além disso, ela pontua que a população de Eunápolis cresce a cada dia, novos bairros, onde as pessoas precisam de instituições de ensino, por isso, as novas, acabam indo para estas localidades. Entretanto, as carências dos bairros antigos estão sendo – ainda que de forma paliativa – resolvidas. Mas, “isso vai ser melhorado aos poucos”. Para sanar esses problemas estruturais até que mais prédios novos sejam erguidos, segundo a secretária, existe o SOS, grupo de aproximadamente 25 pessoas que resolve problemas de manutenção das escolas.
“A tendência é receber novas escolas, por meio dos convênios. Aos poucos estamos tentando resolver esses problemas”, explicou Adail Brito. Quanto às obras de creches há meses paralisadas, embora acredite que o prefeito esteja articulando a retomada das construções, irá verificar o porquê da pausa.
Flávio Baiôco, prefeito de Eunápolis, também conversou com a reportagem d’OSollo sobre os problemas estruturais da educação. “O problema da educação de Eunápolis é estrutural. Hoje, ainda temos vários imóveis alugados, mas, 11 escolas foram reformadas e mais seis serão. O SOS está trabalhando pra colocar todas as escolas aptas”. Baiôco contou que da verba federal destinada à educação de Eunápolis, 95% é gasto com os salários dos professores, “apenas 5% sobre, e isso é muito pouco”, detalha. O gestor prossegue: “O município sozinho pra investir em educação não é fácil. O repasse federal tinha que ser repensado”, pontua o prefeito. Ele contou que “estamos licitados pra construir no bairro Dinah Borges uma escola de R$ 3,6 milhões, e outra no Moisés Reis no valor de R$ 3 milhões, todas aguardando os recursos serem liberados”.
Baiôco agradeceu o apoio da ex-secretária, elogio seu trabalho e disse que agora é a vez de Adail dar sua contribuição para a educação da cidade
Veja galeria da posse.
Rapaz não adianta baioco vim com thathatha no meu ouvido não,pq só com ele a verba vem pouco,ele acha que meu ouvido é pinico, pra ouvir essa conversa furada dele.e pq só essa dupla em Eunápolis, quando não é Adail é Mauren ou vise versa,quantos professores capacitados existem em Eunápolis,e esses prefeitos so ficam nessa dobradinha,ahhhh vá pro inferno.existem muitos profissionais com a mesma capacidade delas,eu vejo que o que tem mesmo é uma luxação de saco por parte de alguns.ahhh Deus me deu uma coisa chamada inteligência.nao como essa conversa fiado não.fica aqui a minha revolta como eleitor.