Alunos especiais festejam São João

Cem alunos especiais do Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado (CEAME), da Prefeitura de Porto Seguro, entre deficientes auditivos, visuais, além de crianças com Síndrome de Down e autismo, participaram de uma animada festa junina, na manhã do dia 11.

O CEAME preparou, junto com os servidores da Secretaria de Educação e especialistas, comidas típicas como canjica, cachorro-quente, bolo de fubá, amendoim cozido e mungunzá, para que os alunos e visitantes saboreassem as delícias da época.

A sede da escola, que fica na Rua Dois de Julho, foi toda enfeitada com bandeirolas. Os alunos mostraram que entendem de arrasta-pé, ao som de canções juninas, contagiando familiares e visitantes, que se juntaram para se divertir com muitas brincadeiras e coreografias.

Inclusão Social

Esse trabalho atende crianças encaminhadas pelas escolas municipais e pelos próprios parentes. Aulas e atividades lúdicas e recreativas são oferecidas durante toda a semana.

Serviços de musicoterapia, curso de libras (linguagem brasileira de sinais), curso de braille, orientação para a mobilidade autônoma de deficientes visuais, além do atendimento de fonoaudióloga e acompanhamento psicológico, em parceria com a Secretaria de Saúde, compõem o leque de benefícios oferecidos a esses estudantes, visando sua inclusão social. “Todo o trabalho pedagógico do atendimento especializado tem por objetivo a qualidade do ensino e aprendizagem”, frisa a coordenadora, Vera Lúcia Martins.

A aluna Laisla Andrea Araújo dos Santos, de 20 anos, está muito feliz com o cotidiano no centro. “Eu adoro vir para cá, pois encontro meus amigos e a gente brinca muito com as psicólogas, fisioterapeutas e professoras. Mas o que mais gosto é da musicoterapia, porque me deixa muito animada e alegre”, descreve a aluna, portadora de deficiência visual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui