Pais, alunos e professores da rede municipal de ensino, além de autoridades civis e militares, se mobilizaram, dia 18 de maio, para participar das atividades promovidas pela Prefeitura de Porto Seguro e pela Polícia Federal para marcar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na parte da tarde, houve uma grande manifestação na praça do Relógio, promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e à noite, em uma parceria da Secretaria de Educação com a Polícia Federal, foi realizada uma palestra, pelo delegado Renovato Dias, no Hotel Vela Branca.
Na praça do Relógio, o público assistiu a apresentações dos alunos do projeto social Musicart, além da banda e do grupo de teatro Projovem. Durante o evento, servidores do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) falaram sobre a importância da data, escolhida como uma forma de lembrar a dramática história da menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi espancada, estuprada, drogada e morta, após ter seu rosto desfigurado por ácido. O fato, que deixou o Brasil estarrecido na época, foi relembrado, enfatizando o slogan “esquecer é permitir, lembrar é combater”.
“Na verdade a secretaria trabalha nessa causa durante todo o ano. O CREAS e o Conselho Tutelar têm atendido e prestado todo o apoio necessário a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual. Hoje estamos fazendo uma mobilização maior, com o objetivo de reduzir os altos índices registrados. Para isso, é fundamental que a sociedade denuncie os criminosos através do disque 100, junto ao CREAS ou Conselho Tutelar”, alerta o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Elio Brasil.
O perigo via internet
Um grande número de pais, alunos e educadores também marcaram presença no Hotel Vela Branca, cujo salão de convenções ficou lotado. Entre as autoridades presentes, o prefeito Gilberto Abade; o delegado da Polícia Federal, Renovato Dias; a secretária de Educação, Dilza Reis; o vereador Marcos da Aurora; a promotora da Infância e Juventude, Jaqueline Magnavita; o presidente da OAB, Amilcar Pinto; o delegado chefe da Deltur, Ricardo Feitosa; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Estrela; o comandante da PM, major Luziel e, representando os alunos, foi convidado a fazer parte da mesa o estudante Jorge Gabriel Souza, da Escola Paulo Souto.
“É preciso que nos unamos em torno de uma causa séria, que não pode ser jogada para debaixo do tapete”, enfatizou o delegado Renovato. Ele lembrou que o Brasil é um dos maiores consumidores de pornografia do planeta. O delegado informou ainda que em 2007 foram identificados 39.418 sites de pedofilia em todo o mundo. “Em 2003, o Brasil ocupava a 4ª posição no ranking, com 1000 sites de pedofilia sendo produzidos por mês”, revelou. Esse tipo de crime é investigado pela Polícia Federal desde 2005 e a pena para os criminosos pode chegar a 8 anos de prisão.
O delegado alertou para a importância dos pais estabelecerem regras e acompanharem atentamente o uso da internet pelas crianças. “Não devemos assumir a posição de espiões, mas é fundamental se familiarizar com a nova tecnologia e alertar nossos filhos sobre os perigos do uso incorreto da internet”, salienta o delegad.
Ferida na alma
O prefeito Abade parabenizou o delegado por ter trazido à tona um problema “que tem ferido a alma da sociedade brasileira”. Para o prefeito, “a pedofilia é uma tragédia e um dos agravantes é que o pedófilo é amigo da família”, observa, lembrando que os crimes de pedofilia, na maioria das vezes, são praticados por vizinhos, padrastos e pessoas que possuem ligação com a família da vítima. “Uma criança que sofre abuso sexual está marcada para o resto da vida”, enfatiza.
Abade conclamou todos os presentes a engrossarem as fileiras da luta contra a pedofilia. “Nessa noite em que nossa sociedade está aqui muito bem representada, temos que denunciar, para banir do nosso meio esse crime bárbaro. Nós somos responsáveis por fazer a nossa parte para enfrentar essa tragédia”, concluiu o prefeito.
Fonte: Hilda Rodrigues/Ascom da Prefeitura de Seguro