Durante o mês dedicado ao Meio Ambiente, alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro tiveram a oportunidade de vivenciar experiências inéditas junto à natureza, aprimorando conceitos ligados à preservação ambiental. As atividades, realizadas na Estação Pau Brasil, contaram com a participação de estudantes das escolas municipais João Carlos Mattos de Paula, Helena Rebocho e Maria Lúcia Santana. Uma das visitas foi acompanhada pela secretária municipal de Educação, Dilza Reis.
A Jornada Ambiental foi resultado de uma parceria entre a Cippa (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental) e Secretaria Municipal de Educação, por meio do Cempec (Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura). Durante três dias especiais, os estudantes participaram de atividades como oficinas, bate-papos e caminhadas guiadas por instrutores, na Trilha Ecológica da CIPPA-PS e de uma Oficina de Rapel, com o apoio do Corpo de Bombeiros.
As oficinas abordaram temas como “O papel dos animais na natureza: importância e conservação das espécies” (Veracel), “Abelhas nativas! Um enfoque necessário” (Abelhar), “Crime ambiental de caça na Mata Atlântica” (Inema), “O que são Unidades de Conservação e ações no Parque Nacional do Pau-Brasil” (ICMBIO), “Crimes ambientais e tecnologias para o combate” (Ibama) e “A Importância dos Corais” (Coral Vivo).
“Foram dias que ficarão na memória, pela riqueza dos conhecimentos adquiridos e pela possibilidade de estarmos em contato direto com a Mata Atlântica”, afirma o coordenador do Cempec, Carleone Filho. “Fica o agradecimento especial à CIPPA-PS e demais instituições que contribuíram para esse momento tão importante para os nossos alunos e alunas”, acrescenta.