Alunos da escola de Jesus

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11.29)

Não é fácil aprender de alguém que é manso e humilde de coração. Normalmente nem é a pessoa que desejamos imitar ou estejamos interessados em dela aprender. Podemos até admirar suas qualidades, mas ambicioná-las? Ai é outra história! Dizemos “gostaria de ser assim como você”, e pronto! Mansidão e humildade não são comuns. Muito pouco dos que acumulam sucesso e ocupam os holofotes de nossa sociedade revelam essas virtudes. Os auditórios dos que ensinam dinamismo e caminhos para alta performance estão cheios. Agora, imagine um curso para tornar-se manso e humilde! Jesus nos tem convidado a aprender dele, que é manso e humilde de coração, mas em todo esse tempo, quantos tem aceitado o convite?

Ao dizer que é manso e humilde de coração, Jesus nos dá uma dica do tipo de aprendizado que teremos ao colocar sobre nós o seu jugo: Ele nos ensinará a ser. Não a fazer ou a conquistar. Ele mexerá com o tipo de pessoa que somos e nos chamará a rever prioridades e ambições. Não precisamos nos preocupar pois Ele sabe a velocidade e o quanto pode exigir de cada um de nós. Mas não devemos nos acomodar: ele também sabe quando tentamos justificar nossa falta compromisso e diligência. Matricular-se na escola de Jesus é escolher mudar, rever e aprender a ver a vida de um jeito novo. Aprender a fazer certas escolhas que não são muito comuns. O fato é que há mais pessoas nos templos do que na escola de Jesus. Há mais pessoas tornando-se mestres em teologia que aprendizes do Nazareno.

Eu não saberia dizer quantas vezes já li e parei para pensar nas palavras dos versos de hoje! Mas devo admitir minha que sou apenas um aluno iniciante. Ainda estou repetindo as primeiras lições e surpreendendo-me por ainda não ter entendido o que julgava saber. Aprender de Jesus, de sua humildade e mansidão, tomar sobre mim o seu jugo, agir como já sei que Ele deseja que eu haja são lições de todo dia. Ser amoroso, bondoso, paciente, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus. Viver comprometido com uma justiça que seja mais profunda que a dos fariseus, que vá além das regras e aparências. Aprender a orar e servir. Ele sabe quem sou e me convidou. Ele sabe o quanto ainda preciso aprender. Vamos la! Se nessa escola eu posso estar, você também pode! Nossa fraqueza e incompetência jamais serão obstáculos. Vamos?

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui