Os alunos do Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado (CEAME), da Prefeitura de Porto Seguro, estão participando de um projeto especial que visa sua inclusão social na comunidade. A primeira atividade foi um passeio pelos pontos turísticos da cidade, além de visita a prédios públicos, que ainda não dispõem de profissionais capacitados na Língua Brasileira de Sinais (Libra), nem placas indicativas em Braille.
Trabalhar aspectos pedagógicos e propiciar maior interação entre alunos e professores, a fim de promover a inclusão desses estudantes, com necessidades especiais, é o foco desse trabalho que será contínuo no Ceame. “Desenvolver autonomia e transformar esses alunos em cidadãos livres, aptos a atuar em diversas esferas sociais, é o nosso maior objetivo”, frisa a coordenadora, Vera Liu.
Essa ação também visa explorar outros espaços educativos, fazendo da cidade um verdadeiro laboratório vivo. Além disso, o passeio foi oportuno para desenvolver o companheirismo entre os alunos com diferentes deficiências, para juntos, conhecerem vários ambientes por meio de diversas linguagens: visual-gestual, sonora e tátil.
Outro ponto importante desse trabalho é sensibilizar os órgãos públicos e turísticos do município a se adequarem, a fim de receber com dignidade esses alunos com necessidades especiais.
Vera Liu conta que em todos os locais visitados, os alunos foram muito bem recebidos. “No Memorial da Epopéia, além de receberem explicação detalhada sobre o descobrimento do Brasil, ainda foram oferecidas vagas de emprego para oito alunos”, comemora.
Toda a estrutura para essa atividade foi fornecida pela Secretaria de Educação, como lanche, água, transporte e profissionais, além de material para atividades lúdicas como bola, corda e material para a segurança dos alunos.
Fonte: Verônica Menezes/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro