Aluno da LBV fatura ouro no Campeonato Brasileiro de Judô

Aluno da LBV fatura ouro no Campeonato Brasileiro de Judô
João Pacheco, medalha de ouro. Fotos Ascom

O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Judô, ocorreu neste sábado e domingo, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas/BA.

O aluno do Centro Educacional da Legião da Boa Vontade (LBV) no Rio de Janeiro/RJ, João Pacheco, de 12 anos, medalhista de Ouro na categoria +60kg, subiu, mais uma vez, no degrau mais alto do pódio em um campeonato de judô.

Desta vez, ele faturou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Região III, organizado pela Confederação Brasileira de Judô, ocorrido nesse sábado e domingo (13 e 14 de abril), no Centro Pan-Americano de Judô, localizado na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, na Bahia. A competição é referência para o esporte, pois possui os principais atletas do país.

Pacheco acumulou três vitorias por ippon — quando o adversário cai de costas ou é imobilizado por 20 segundos no chão.

Para o coordenador de esportes da LBV no RJ, Sérgio Euzébio, a vitória de João já havia sido conquistada desde o início do ano. “Essa medalha de ouro ele conseguiu desde janeiro, quando retornou aos treinos. Ele passou quase oito meses afastado por causa de uma contusão no joelho. Achamos que ele não ia retornar aos treinos, que ficaria com medo de se machucar novamente, mas ele é guerreiro, se superou e voltou. Então cada treino que ele concluía, era uma medalha de ouro para ele”, disse.

“Uma professora da Unidade estava dando aula para as crianças e perguntou para eles o que queriam ser no futuro. Foi unânime: disseram que queriam ser igual ao João, dedicado, que se esforça e luta bem” contou o professor de judô da LBV, Vinicius Azevedo.

O esportista se classificou para esta etapa do Campeonato Brasileiro no Circuito Estadual, onde aconteceram as disputas pelas vagas nas seleções principal e de base, congregando os principais atletas do esporte no Estado fluminense. É a base para o Ranking Estatual que premia os melhores no final do ano.

João garantiu a vaga na categoria +60kg, obtendo em três lutas, três vitórias por ippon, o que significa que os golpes foram desferidos de forma correta. Esse resultado o tornou um dos integrantes da Seleção de Judô do Rio de Janeiro nessa competição.

Esporte é Vida!

A Legião da Boa Vontade acredita que o esporte é uma importante ferramenta de aprendizagem e de socialização de crianças e jovens, além de despertar e potencializar talentos. Os alunos que estudam no Conjunto Educacional José de Paiva Netto, unidade escolar da LBV, em Del Castilho, no Rio de Janeiro moram em comunidades cariocas, onde o acesso à cultura e ao lazer são mais distantes.

Além disso, o esporte contribui para melhorar a disciplina, o convívio em grupo, o saber ganhar e perder e, principalmente, o respeito ao próximo. Neste contexto, vale destacar a campanha educativa LBV — Esporte é Vida, não violência!, pioneira iniciativa de valorização da vida e pela Paz nos esportes.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns João !Você merece !
    Muitas vitórias ainda virão pela frente.
    Continue sempre assim com essa dedicação.
    Parabéns pelo lindo trabalho da equipe da LBV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui