Ilhéus: Alto do Coqueiro e Banco da Vitória recebem mutirão de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias vem realizando um planejamento estratégico para o combate da dengue em Ilhéus. Entre as ações articuladas, está a programação de faxinaços nos bairros que possuem maior índice de infestação. Neste sábado serão realizado dois mutirões: um no Alto do Coqueiro e o outro no Banco da Vitória.

Nesta sexta-feira (9), véspera do mutirão, serão entregue pelos agentes de endemias sacos de lixo para a população destes bairros. Eles são orientados a realizar uma limpeza no quintal e áreas de sua casa, verificando se há possíveis locais para criadouro do mosquito. No sábado, durante o mutirão, os sacos são recolhidos. Paralelamente, a equipe da Vigilância Sanitária realiza um trabalho educativo com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas. Além disso, terrenos e ruas serão capinados e os locais que apresentarem locais de riscos serão limpos. A ação conta com o apoio e participação da população local. Em 2012 já foram realizados faxinaços no Alto do Carvalho e Novo Vilela.

A coordenação de Endemias no município já está elaborando um cronograma para a realização dos próximos mutirões. Outra ação realizada é o uso da maquina costal (fumacê, transportado por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica da cidade. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão à visitação as casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, e instituições religiosas dos bairros.

A população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. “As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranquilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere’’ afirmou Orlando Mendes, chefe da Coordenação de Endemias. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui