Altar

Altar

Tenho fascínio pela arte religiosa, quando viajamos a Ouro Preto e Mariana, e Tiradentes fiquei admirado com a arte de Aleijadinho que aprendeu a esculpir ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpia em madeira uma grande quantidade de imagens religiosas.

A maior parte das obras de Aleijadinho tem como tema central a religiosidade. A arte religiosa sempre, e em todo o mundo, fez uso desses materiais que induzem as visões. O santuário de ouro, o símbolo ou a imagem cheia de joias, o mobiliário brilhante do altar. Os produtos da ourivesaria são intrinsecamente sobrenaturais. Eles têm seu lugar no âmago de cada mistério, em cada Santo dos Santos. Essa joalheria sagrada sempre foi associada à luz das lâmpadas e das velas.

Uma joia é uma pedra de fogo. Inversamente, uma chama é uma joia viva, dotada de todo o poder transformador que pertence à pedra preciosa e, em um grau menor, ao metal polido. O poder transformador da chama aumenta em proporção de acordo com a profundidade e a extensão da escuridão ao redor. Os templos sobrenaturais mais impressionantes são cavernas crepusculares, onde umas poucas velas dão vida aos tesouros que, sobre o altar, conduzem o visitante a outro mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui