Alerta: baianos com viagem marcada para SP devem ser vacinados contra sarampo

Alerta: baianos com viagem marcada para SP devem ser vacinados contra sarampo
Sesab orienta que baianos que irão viajar para SP se vacinem contra sarampo — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Um alerta divulgado na terça-feira (3) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) orienta que os baianos com viagens marcadas para São Paulo se vacinem contra o sarampo.

Segundo a Sesab, o alerta foi divulgado pelo fato do estado paulista concentrar 99% dos casos confirmados de sarampo no Brasil.

A medida foca nos viajantes que nunca foram imunizados ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças.

Além disso, a secretaria ainda orienta que os passageiros que retornaram nos últimos 30 dias do estado paulista ou de destinos internacionais com risco aumentado para o sarampo, caso apresentem febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, procurem uma unidade de saúde para atendimento imediato.

Ainda de acordo com a Sesab, o esquema de vacina por idade para o atual cenário epidemiológico, orientado pelo Ministério da Saúde, é o seguinte:

  • De 6 a 11 meses: A criança deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba
  • 12 meses : 1ª dose da vacina Tríplice Viral
  • 15 meses: 2ª dose da vacina Tríplice Viral
  • 12 a 29 anos: Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias
  • 30 a 49 anos: Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral

Fonte: G1 Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui