Aleluia Ilhéus 2016 vai integrar calendário turístico da Bahia

O evento, que levou cerca de 100 mil pessoas à avenida Soares Lopes nos seus quatro dias de realização, já é considerado o maior produto turístico da Semana Santa na Bahia.

alt

 

 

“O evento foi um sucesso absoluto. E isso pôde ser facilmente comprovado por milhares de pessoas que compareceram à Avenida Soares Lopes nos quatro dias da festa, oriundas não só da própria cidade, mas, também, de vários municípios da Bahia e de outros Estados”. Dessa forma, o prefeito Jabes Ribeiro avaliou a terceira edição do Aleluia Ilhéus Festival, realizado de 23 a 26 deste mês, e que já é considerado como o maior evento de artes integradas da Semana Santa na Bahia.

Além de grandes nomes da música nacional, como Jorge Vercillo e Paralamas do Sucesso, o Aleluia, que atraiu cerca de 100 mil pessoas nos quatro dias do evento, também foi marcado por uma série de atividades, como encenação da Paixão de Cristo, exposições literárias, pavilhão de marcas de chocolate, vernissages de artistas plásticos baianos, exposição de agricultura familiar e feiras de artes e de economia criativa.

Na última noite, 26 do Aleluia Ilhéus Festival, o prefeito Jabes Ribeiro fez um agradecimento aos parceiros envolvidos na realização do evento, em especial ao governador Rui Costa, ao secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, e ao presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa. “Pela sua complexidade, o Aleluia é um produto que precisa de muita dedicação para ser feito. Por isso, o apoio do Governo do Estado, da iniciativa privada e dos demais parceiros foi fundamental para que esta bela festa se tornasse realidade”, reconheceu.

Ele ressaltou as peculiaridades do produto/evento, que será inserido no calendário turístico da Bahia, como garantiu o secretário de Turismo do Estado, Nelson Pellegrino.. “É uma iniciativa consolidada que só tende a crescer ano após ano, uma vez que reúne uma série de elementos positivos, como a arte, por meio da boa música, negócios, através de feiras criativas e exposições de chocolate, e a religiosidade das pessoas, celebrada pela encenação da Paixão de Cristo”, disse.

Clima de Paz – Na oportunidade, Jabes Ribeiro também destacou que, apesar das milhares de pessoas que prestigiaram o Aleluia, o evento transcorreu em absoluto clima de paz e tranquilidade. “Graças a Deus, não tivemos nenhum registro negativo, realidade essencial para que tivéssemos na Soares Lopes crianças, mulheres e idosos, enfim, inúmeras famílias curtindo um produto que fortalece a nossa atividade turística, compromisso permanente do nosso governo para seguirmos gerando emprego e renda para a nossa população, principalmente para suas camadas mais necessitadas”, esclareceu, lembrando que o Aleluia Ilhéus Festival consegue, ainda, atrair pessoas de diversas religiões, como a fé católica e a fé evangélica.

Por sua vez, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, afirmou que o Aleluia Ilhéus Festival superou o sucesso das duas primeiras edições realizadas em 2013 e 2014. “Além de um enorme fluxo de pessoas, provenientes de vários pontos da Bahia, no período da Semana Santa, tivemos 100% de ocupação dos nossos principais hotéis e pousadas. O fato é que muita gente veio passar o feriadão no município e acabou encontrando uma festa repleta de opções interessantes, como a Paixão de Cristo, a exposição de chocolates, a feira criativa, as diversas vernissages e uma belíssima programação de shows musicais”, reiterou.

 Na avaliação de Lessa, por ser um importante atrativo turístico, o Aleluia Ilhéus Festival consegue movimentar o comércio e o setor de prestação de serviços, fortalecendo claramente a economia local. “Como afirmou o próprio secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, o Aleluia já passou a ser não apenas um produto de Ilhéus, mas, sim, um produto da Bahia para o período da Semana Santa. Na minha opinião, isso acontece porque é um evento com potencial para celebrar, por exemplo, a nossa religiosidade, o nosso chocolate e o nosso pescado”, completou.

Público – O ilheense Moisés Vieira, que possui 32 anos e mora no Outeiro de São Sebastião, elogiou bastante o Aleluia Ilhéus Festival. “Evento fantástico, estrutura maravilhosa e atrações ainda melhores. Tudo muito bonito”, opinou, parabenizando o governo municipal pela realização, que, segundo ele, não só possibilita opções importantes de lazer, cultura e entretenimento, como, também, auxilia o turismo.

Já a turista Mariana Lisboa, de 27 anos, moradora do bairro de Brotas, em Salvador, contou que foi a todos os shows do Aleluia. “Não é todo dia que você tem a oportunidade de ver, gratuitamente, artistas como Jorge Vercillo e Paralamas do Sucesso. Pra mim, foi um final de semana inesquecível”, afirmou, salientando que pretende voltar a Ilhéus, onde tem parentes, na Semana Santa do próximo ano.

O Aleluia Ilhéus Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhéus e da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil) e Convention Bureau Costa do Cacau, em parceria com a Paróquia de São Jorge da Diocese de Ilhéus, patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR/ Bahiatursa), SDR/ CAR, Bahia Pesca, Bahiagás, Sebrae,dentre outros órgãos públicos e empresas.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui