Alcobaça realiza rastreamento do câncer de mama

Alcobaça realiza rastreamento do câncer de mama
Alcobaça realiza rastreamento do câncer de mama. Fotos Ascom

Outubro está rosa em Alcobaça. Durante o mês, as equipes de saúde intensificaram as ações de conscientização da campanha para o envolvimento das mulheres no combate ao câncer de mama e do colo de útero.

As mulheres diagnosticadas com a doença recebem o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, em unidades de alta complexidade em oncologia.
Dados estatísticos do Ministério da Saúde (MS) apontam que as mulheres com idade entre os 50 e 69 anos são os principais casos diagnosticados com o câncer de mama e do colo de útero. Esse é o público alvo da ação iniciada nesta segunda-feira (28), com 150 mulheres atendidas, diariamente, até o dia 6 de novembro.
O rastreamento do câncer é uma ação da Prefeitura de Alcobaça, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.
O início da campanha contou com a presença do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito; do Secretário de Saúde, João Dalmo; da Coordenadora da Atenção Básica, Ravenna Dantas; e da equipe da Secretaria de Saúde município.
A unidade móvel está estacionada na Praça da Igreja São Bernardo, no centro, em Alcobaça.  O atendimento começa às 7h e prossegue até às 18h. Para ser atendida, a mulher, deve levar um documento de identidade com foto, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de endereço no município.
O Secretário de Saúde de Alcobaça, João Dalmo, estima que, “cerca de 900 mulheres sejam atendidas nos próximos dias, com o atendimento, diagnóstico e tratamento agilizados através dessa grande ação”, destacou.
Para o Prefeito Léo Brito, “os mutirões realizados no município têm incluído um número cada vez maior de pessoas, principalmente, quem mais precisa dos serviços públicos, reduzindo as filas de espera e agilizando os atendimentos necessários”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui