Categoria definiu reajuste de 11,36% com a prefeitura do município.
Servidores estão em greve há 20 dias e devem retomar aulas na segunda (5).
Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Alcobaça, no sul da Bahia, desocuparam o prédio da Câmara de Vereadores do município, por volta das 16h desta quinta-feira (1º), após acordo com a prefeitura. Os profissionais estavam no local desde a noite de segunda-feira (29).
Conforme a professora Telma Miranda, coordenadora do Sindicato dos Professores na cidade, ficou acertado o reajuste de 11,36%, dividido em três parcelas, dentre outras exigências dos servidores. Telma Miranda ainda contou que uma assembleia será realizada na sexta-feira (2) para homologar o que foi definido no acordo.
Alguns pontos discutidos na reunião, como a regularidade do transporte escolar, ficaram pendentes e serão discutidos em outro encontro com representantes da prefeitura.
A secretária da Educação de Alcobaça, Tânia Gusmão, afirmou ao G1 que, após o acordo, a expectativa é que os professores, que estão em greve há 20 dias, voltem às aulas na segunda-feira (5). A informação foi confirmada pelo sindicato da categoria.
Ocupação
Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Alcobaça ocuparam o prédio da Câmara de Vereadores do município, na noite de segunda-feira. Os profissionais fizeram a mobilização para pedir reajuste salarial e melhorias no sistema educacional da cidade.
Entre as reivindicações das categorias, estão a regularidade no transporte escolar, melhorias e regularidade na merenda, melhores condições de trabalho e o cumprimento da posse dos diretores eleitos em 2015.
Por conta da mobilização, as 30 escolas municipais de Alcobaça ficaram sem funcionamento. Cerca de 5 mil alunos da rede estão sem aulas. A rede municipal de ensino tem 373 professores.
Do G1 BA