Alcobaça: Eleitores ajudam a escolher os novos secretários municipais

Alcobaça: Eleitores ajudam a escolher os novos secretários municipaisAntes mesmo de tomar posse, o prefeito eleito de Alcobaça, a 838 Km ao Extremo Sul da Bahia, Bernardo Olívio Firpo, já cumpriu uma das promessas feitas em palanque, durante a campanha. A escolha de parte do secretariado contou com a participação dos munícipes.

A primeira pasta a ser definida foi a educação. A escolha do titular se deu por votação direta, no início do mês, na Câmara de Vereadores. Os três nomes que disputaram foram indicados por profissionais da área (professores, diretores, merendeiras, porteiros, faxineiros e o pessoal do transporte escolar). Na primeira fase da seleção, dez candidatos disputaram a secretaria. O vencedor foi o pedagogo Carlos Lindemberg, que já assumiu a pasta em outra ocasião.

A iniciativa, inédita no Brasil, ganhou notoriedade na imprensa nacional e deve servir de modelo para gestores de outras cidades.

“O objetivo foi fazer um processo transparente e de participação popular, como pretende ser o meu governo. Meu compromisso é com o povo daqui e com a valorização dos servidores municipais”, afirmou Firpo.

O método, segundo ele, visa também colocar à frente das secretarias pessoas tecnicamente gabaritadas e que não sejam apenas da sua confiança, mas também da população de Alcobaça.

“Vou encontrar duas áreas em situação muito críticas: a saúde e a educação. Os serviços atualmente prestados em ambas são ineficientes. Por isso, quero me cercar das melhores pessoas, que tenham competência e compromisso para reverter o quadro e que não venha decepcionar nem a mim nem ao povo que o indicou”, reforça.

Entre os desafios que Bernardo tem pela frente está o de concluir as obras inacabadas deixadas pelo seu antecessor, o atual prefeito Leonardo Brito.

“Tem muita obra em andamento, cujo estágio não é compatível com o valor gasto. O problema maior que terei é porque toda a verba já foi recebida, mas o andamento da obra não condiz com os números”, antecipa.

De acordo com o prefeito eleito, a equipe responsável pela transição já está devidamente montada. Um ofício foi enviado ao atual gestor, solicitando que os trabalhos fossem iniciados na próxima quarta-feira, 21.

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui