Ajudados por Deus a andar com Deus

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”  (Romanos 8.26)

Como poderíamos nos relacionar corretamente com Deus, nós seres tão pequenos, fracos e suscetíveis a ilusões e maldades? Ele nos ama, nos redimiu em Cristo, abriu a porta da comunhão, mas ainda somos nós mesmos. Ainda estamos marcados por nossa história, pela maneira como crescemos e nos ensinaram a viver. Pelos nossos destemperos! Claro que é esperado que todos estejamos melhorando, aprendendo, superando ilusões, infantilidades e lidando melhor com a vida. Mas jamais seremos perfeitos. Como seres imperfeitos, que mal entendem a si mesmos, que enganam-se sobre si mesmo, podem relacionar-se corretamente com Deus, cuja perfeição não pode ser descrita ou compreendida?

Há uma maneira e foi ideia de Deus. Ele nos deu como parakletos, como um tutor, o Espírito Santo. Ele nos foi dado para que possamos ser guiados em toda verdade, para que cresçamos em liberdade, pois “onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade” (2 Co 3.17), para que sejamos ajudados a reconhecer nossos pecados e tantas outras coisas necessárias ao nosso crescimento na vida de fé. E Ele ora conosco, tornando perfeita a nossa oração imperfeita. Tornando apropriada a nossa oração inapropriada. Ele ora por nós! Que bom saber que o Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza.

Paulo aprendeu isso desde o início de sua vida como seguidor de Jesus. Paulo não foi alguém que teve todas as suas orações respondidas e ele jamais ofereceu uma receita sobre como orar para conseguir o que se deseja, como alguns afirmam ser possível. Paulo percebeu que suas orações eram envolvidas na atuação do Espírito Santo em seu favor, para ajudá-lo. E chegou a compreender coisas interessantes e que mudaram sua vida: quando se sentia fraco, era quando de fato podia ser forte; nem toda dor precisa de cura e toda dor precisa da graça. Ela é bastante!

Se sua vida está comprometida pela fé com Cristo, você recebeu o dom de poder contar com a presença e atuação do Espírito Santo em sua vida. Você não está sozinho. O Espírito está ajudando você em suas fraquezas e intercedendo com perfeição a seu favor. Ele diz o que você não saberia e não poderia dizer. Em alguns momentos é provável que Ele contradiga a sua oração, para o seu bem. Você está sendo ajudado/ajudada por Deus para andar com Deus!

Estamos em boas mãos. Estamos nas Mãos de Deus. Como podemos experimentar mais de Sua presença e auxílio? Obedecendo. Aquilo que percebe que Deus lhe diz que deve fazer, faça. O que Ele lhe diz que não deve fazer, não faça. Apenas cuide para que ouça a voz do Espírito de Deus, pois há muitas vozes por aí que pretendem ser divinas para nós. Não se ocupe da voz de Deus para a vida do outro. Concentre-se na voz de Deus para a sua. Como saber se está no caminho certo? Vida. Quanto mais de Deus, mais vida, leveza e beleza em nossa vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui