Durante o mês de agosto, algumas ações foram realizadas com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade mucuriense sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgando os serviços especializados em atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Para esta reta final do mês, a programação intensificou e expandiu ao público momentos de participação, aprendizado e troca de experiências. Nesse sentido, na manhã desta quarta-feira (23), a adjunta na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Teixeira de Freitas, delegada Vivianne Scofield Amaral palestrou para servidores públicos e usuários dos serviços socioassistenciais do Centro De Referência Especializado De Assistência Social (CREAS) e outros equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri.
Na abertura do evento participou o secretário de Assistência Social, advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, que entre as saudações iniciais, destacou a importância de um momento como este para o distrito de Itabatã. “A participação de todos é fundamental para o sucesso do Agosto Lilás: unir homens e mulheres no combate à violência é essencial para promover um ambiente seguro e igualitário. Somente dessa forma será possível construir uma sociedade onde a violência de gênero seja erradicada — garantindo a liberdade e segurança de todas as mulheres”, salientou.
Madalena Caetano, coordenadora municipal do CREAS reforçou a atuação dos equipamentos diversos que o município dispõe para auxiliar tanto nos atendimentos quanto na disseminação de informações preventivas sobre violência contra mulheres.
A delegada Vivianne Scofield apresentou principalmente formas de identificar perfil agressor através do violentômetro, canais de denúncia anônima e dados atualizados sobre a quantidade de ocorrências atendidas na DEAM, entre outros assuntos, que foram facilmente partilhados através da roda de conversa com a participação de todo público presente.
Agosto Lilás
Criada em 2006, a campanha Agosto Lilás é dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Denuncie
As vítimas ou testemunhas de violência contra a mulher podem denunciar o crime através do Disque 180. Este é um serviço gratuito e confidencial que oferece atendimento e orientação 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, as delegacias especializadas da mulher (DEAMs) estão preparadas para acolher e investigar casos de violência de gênero.