Agosto é o mês mundial do Aleitamento Materno e, com a finalidade de intensificar a relevância desse assunto para a sociedade, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, por meio do Programa Saúde da Criança, desenvolverá de 01 a 31/08, em todas as unidades de saúde da família, ações educativas enfatizando os benefícios da amamentação, que esse ano aborda o tema “Empoderar as famílias favorecem as mulheres que amamentam”.
O secretário de saúde, Kerrys Ruas, ressalta a realização das ações de atenção integral à gestante e ao recém-nascido na rede de Atenção Básica, em todas as unidades de saúde da família, como parte estratégica do cuidado assistencial do SUS. “O Agosto Dourado é um dos mecanismos de incentivo promovidos pelas equipes de saúde, que visa fortalecer o aleitamento materno, principalmente por mobilizar as mães a ofereceram aos seus filhos o alimento mais essencial, prevenindo doenças, além de representar o envolvimento singular entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo emocional”, garante.
Benefícios essenciais
Considerada estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida das crianças menores de 5 anos em todo o mundo, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis, a amamentação também reduz casos de desnutrição, diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Com orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é reforçada a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida.
Para a diretora do programa saúde da criança, Tatiane de Oliveira Fonseca Cangussú, a proposta do novo tema é encorajar a participação inclusiva de toda a família no decorrer do período gestacional, parto e pós parto, a fim de evidenciar os múltiplos benefícios obtidos da amamentação, tanto para a criança, quanto para o fortalecimento do vínculo familiar.
Temas discutidos
Diversos assuntos serão intensificados pelas equipes de saúde, durante o Agosto Dourado, sendo destacada a necessidade da amamentação as crianças na primeira infância; estimular gestantes, família e sociedade sobre o reforço do aleitamento no intuito de proteger, viabilizar e apoiar a nutrição nos 6 primeiros meses de vida do bebê; orientações sobre as técnicas corretas de amamentação, desconstruindo mitos e tabus.