Agnaldo da Saúde e Ronaldo Cordeiro propõem criação do Parque Municipal na área da Biquinha

Edis propõem criação de Parque Ecológico Municipal. Foto Ascom

Uma proposta dos vereadores Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), e Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), que institui a implantação do Parque Ecológico Municipal de Teixeira de Freitas, foi aprovada na sessão ordinária de quarta-feira, 14 de março, da Câmara Municipal. A indicação legislativa demarca toda área verde às margens do córrego Charqueda, localizada entre a área denominada de “Biquinha” e até a área onde o córrego deságua no rio Itanhém, que passaria a compreender toda base territorial do Parque Ecológico Municipal.

Vereadores Agnaldo da Saúde e Ronaldo Cordeiro

A proposta dos vereadores Agnaldo da Saúde e Ronaldo Cordeiro é transformar todo aquele corredor ecológico em uma opção de lazer, com pistas de caminhadas, trilhas com piso de pó de brita com baixo impacto para esportistas. Há também a proposta de implantação de academias ao ar livre, quiosques, conjuntos de brinquedos de madeira para as crianças, campos de futebol society e quadras de peteca, além de banheiros ecológicos e chafarizes. Uma vez executado o projeto, com uma extensa área verde, as pessoas vão poder ocupar o campo ecológico com outras atividades esportivas e outras modalidades recreativas, como piquenique e encontros estudantis.

O presidente da Câmara Municipal, coautor da proposta, vereador Agnaldo da Saúde, lembra que a indicação visa entregar à população um local de lazer e prazer, cuja proposta é criar no local uma lagoa, um anfiteatro, passarelas, um mirante no alto do Colina Verde, centro de educação ambiental, ciclovia, pista de caminhada, lanchonete, aparelhos de ginástica para idosos, parque infantil para as crianças, criar atrativos nas cinco nascentes preservadas ao longo da extensão da área e sinalizar as áreas e as árvores da mata nativa, além de criar viveiros com animais sem condições de voltar ao habitat natural, cedidos e legalizados pelo Ibama, para que seja, efetivamente, um Parque Ecológico Municipal, que respeite as características do terreno para melhor atender os habitantes e visitantes.

Já o vereador Ronaldo Cordeiro, também coautor da proposta legislativa, disse que no local a natureza é exuberante e bem no meio da cidade. Segundo o parlamentar, a proposta prevê criar as trilhas em meio à vegetação nativa, áreas de descanso em espaços arborizados e as bicas de água doce são algumas das atrações que fazem parte deste projeto. Ele lembra que é necessária a construção de um receptivo administrativo e lembra que a ideia de criar este espaço em proposta ao Poder Executivo Municipal nasceu da demanda da cidade por áreas de lazer que contemplassem belas paisagens no ambiente urbano. “Por este motivo, pensamos em um projeto em que não houvesse intervenção desta bela área, algo sem grandes alterações em sua topografia e também no paisagismo”, disse Cordeiro.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui