Agentes de Saúde usarão tablets nas visitas domiciliares

Agentes de Saúde usarão tablets nas visitas domiciliares
Agentes de Saúde usarão tablets nas visitas domiciliares. Fotos: Ascom

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) ganhou mais agilidade. Agora, eles contam com um tablet para a coleta de dados durante as visitas domiciliares.

Na manhã desta terça-feira (12), a Aecretaria de Saúde de Teixeira de Freitas iniciou, na Universidade Federal do Sul da Bahia, o treinamento e a entrega dos tablets para os agentes de saúde.

O treinamento vai até o dia 28 de fevereiro, quando os enfermeiros também receberão o treinamento do sistema para acompanhar a captação e análise dos dados. Ao todo, mais de 248 agentes ativos farão o treinamento, que será dado também para os agentes de combate a endemias, em breve.

O trabalho do ACS é visitar regularmente residências realizando o cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, além de atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e identificando indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais os encaminhando aos serviços de saúde.

Segundo a apoiadora institucional da Atenção Básica municipal, Renata Melo, esta informatização trará agilidade, praticidade e segurança dos dados. “As informações estarão mais precisas por conta da comunicação dos agentes de saúde com o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde por meio do tablet. Com o novo sistema os agentes poderão, inclusive, solicitar visitas domiciliares do enfermeiro e do médico, além de acompanhar a caderneta de vacinação e outros dados das famílias”, explicou Renata.

Após receber o treinamento, a agente comunitária de saúde, Marlene Aparecida, aprovou o novo sistema. “Teremos mais rapidez e qualidade no trabalho prestado. Poderemos fazer mais acompanhamentos como vacinação, controle de medicamentos, peso, altura. Sem contar que nossa enfermeira já estará sabendo com rapidez como está o trabalho”, disse a agente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui