Agentes de combate a endemias de Teixeira de Freitas recebem o kit dengue

Agentes de combate à endemias de Teixeira de Freitas recebem o kit dengue. Fotos Ascom
Durante uma tarde de homenagens e emoção, os Agentes de Combate à Endemias da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, receberam kits Dengue para auxiliar e fortalecer o trabalho de campo no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikugunya e febre amarela.  A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), no auditório da Câmara de Vereadores da cidade. Além da entrega dos kits, os ACEs foram homenageados, receberam certificado de conclusão do curso de combate à endemias e tiveram duas palestras sobre “O papel do ACE na comunidade” e outra orientando sobre o uso das ferramentas e o conteúdo dos kits.
O kit dengue contém uma bolsa padronizada, picadeira, bacia, martelo, bandeira, lanterna, lápis, caneta, luvas, fita métrica, flanela, espelho, corda, pipetas, pesca-larvas, prancheta, entre outros materiais indispensáveis para a realização do trabalho de campo.
A entrega dos Kits foi possível através da parceria entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e o Governo do Estado. A coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, Liziane Bomfim, parabenizou os agentes pelo trabalho e destacou os avanços na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. “Os ACEs atuam no combate e controle de doenças, demonstrando um grande cuidado com a população, por tudo isso, estão de parabéns. É uma profissão que deve ser muito valorizada e estamos aqui pra demonstrar a importância deste trabalho”, disse.
O Agente “Dos Anjos”, que começou a trabalhar com 20 anos de idade na SUCAM e hoje já tem 45 anos de serviços prestados no combate ao Aedes, ficou emocionado durante o evento. “estou emocionado porque fui homenageado e tive meu trabalho reconhecido, pois faço meu trabalho com muito amor. Nunca fui tão elogiado como hoje.”, explicou o ACE
 Para Rutileia Paixão, coordenadora dos ACEs, estes kits chegaram em boa hora. “Estamos vivendo um momento muito especial para o nosso trabalho. Recebemos investimentos com bicicletas, motos, uniformes e agora conseguimos receber kits que irão ampliar a eficácia do serviço de combate ao mosquito Aedes Aegypti,” destacou Rutileia.
O secretário de saúde, Fabiano Marily, destacou a importância do trabalho dos ACEs e relembrou que este trabalho é desenvolvido com muita eficiência desde a época da antiga Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam). “Este investimento na oferta dos kits demonstra o interesse e a boa vontade do estado em fazer parte deste processo junto com os municípios. É fundamental destacar o papel também a importância da população no controle do vetor pois a maioria dos focos está dentro das residências. Dai a importância do trabalho do ACE”, destacou o secretário.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui