Porto Seguro: Adolescentes recebem orientação sobre sexualidade

Profissionais do NASF Arraial levam orientações para melhorar a saúde e a qualidade de vida de jovens e idosos do Litoral Sul 

Uma equipe de profissionais composta por fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e nutricionista, vem atuando de forma decisiva para melhorar a saúde de jovens, adolescentes e idosos de bairros, distritos e povoados do município de Porto Seguro. Esses profissionais fazem parte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ligado à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

No mês de julho, o NASF Arraial d´Ajuda promoveu uma ação com o tema

“Protagonismo Juvenil”, onde foram abordados temas como Puberdade, Prevenção de DSTs, Sexualidade e Gravidez na Adolescência. Os alunos da Escola Municipal de Itaporanga também foram brindados com palestras e dinâmicas sobre temas ligados à gravidez e sexualidade na adolescência. Em Nova Caraíva e Trancoso, os grupos de trabalho foram sobre hipertensão e diabetes e em Vale verde, a dengue esteve na pauta dos encontros.

Segundo a psicóloga Raquel Monteiro, do NASF Arraial, o núcleo atua junto às ESFs (Equipes de Saúde da Família) de forma preventiva, utilizando recursos como palestras, cursos, dinâmicas de grupo, peças de teatro e confraternizações para levar informações à população das diversas localidades do município. “A partir desses encontros, as soluções podem ser encontradas conjuntamente, com um ajudando o outro a partir de suas próprias experiências. Dessa forma conseguimos inclusive reduzir as consultas médicas e as filas de espera nos postos de saúde”, explica a psicóloga.

Áreas estratégicas

O NASF está dividido em nove áreas estratégicas sendo elas: atividade física e práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança, do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

O NASF é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes no qual o NASF está cadastrado.

Acompanhe o cronograma de atuação do NASF Arraial nos distritos e povoados:

2ª feira – Arraial Centro

3ª feira – Arraial Bairro

4ª feira – Trancoso

5ª feira – Itaporanga/ Nova Caraíva

6ª feira – Vale Verde

 

Fonte: Hilda Rodrigues / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui