“Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: Deus nunca o salvará!” (Salmos 3.1-2)
Quem ou quais são os adversários de um homem? O salmista estava se referindo a outros homens, mas nossos adversários podem ser de várias naturezas. A depressão, enfermidades, fraquezas, fatos da vida como ser baixo demais ou alto demais, acontecimentos como a perda do emprego ou o fracasso num empreendimento, etc.. O apóstolo Pedro fala também do diabo com um adversário (1Pd 5.8). Um adversário espiritual. Um adversário é tudo que nos diminui, que nos afeta roubando nosso senso de valor e dignidade, que nos convida a desistir do que é importante para nossa vida e, algumas vezes, da própria vida. Precisamos aprender a admitir e vencer.
Não gostamos de falar sobre nossos adversários. Eles, de alguma forma, nos fazem sentir vergonha, diminuídos, até mesmo indignos. Tendemos ao recolhimento. Um recolhimento como forma de não admitir que fomos atingidos. Mas o melhor a fazer é admitir. É o primeiro passo para vencer. Podemos admitir diante de pessoas, mas devemos admitir diante de Deus. Devemos ir a Ele e ser completamente sinceros: “Senhor, tenho adversários e eles estão me dizendo isso!” Precisamos ser sinceros com Deus sobre nossos adversários, sejam eles de que natureza forem. O salmista fez isso. Seus inimigos estavam lhe dizendo que Deus nunca o salvaria, que ele não era importante para Deus. Ele foi tirar isso a limpo… com Deus.
Ao abrir-se para Deus, o salmista descobriu que seus inimigos estavam errados. Deus se importava e estava por perto. E no verso 3 ele diz para Deus: “Tu és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.” Falar com Deus toda a verdade sobre nossos sentimentos nos leva a descobrir as mentiras sobre o que sentimos. Em conversa sincera com Deus somos esclarecidos, iluminados e libertos. Por causa de Deus, disse o salmista, posso andar de cabeça erguida. Também podemos! Nossos inimigos podem ter razão, mas estão errados, porque Deus nos ama. Em Seu amor, nos socorre, sustenta e transforma. Por causa dele podemos simplesmente andar de cabeça erguida! Com Deus podemos admitir e podemos vencer.