Adiado o sonho baiano na Fórmula 1

O ano de 2013 entraria para a história do automobilismo baiano pelas mãos do piloto Luiz Razia. Sonho quase realizado. Razia assinou contrato com a equipe anglo-russa Marussia, chegou a realizar os primeiros testes, fez foto oficial e etc. Mas faltou o que mais importa no automobilismo hoje: O dinheiro!!!! Os patrocinadores, que estavam acertados, desistiram e deixaram Razia de pé, literalmente. Esperamos que o baiano possa dar a volta por cima, esquecer a frustração e, principalmente, conseguir um lugar pra guiar este ano…

O falta de patrocínio é o fator principal, pra não dizer único, para o insucesso dos brasileiros na Fórmula 1. Hoje o interesse comercial rege a categoria. Vamos citar o que vem acontecendo na Williams, onde passaram nos últimos anos dois “brazucas”. O piloto venezuelano Pastor Maldonado, também conhecido com “MAL-DANADO” (pelo perigo que representa na pista), nunca foi e nunca será melhor que Bruno Senna ou Rubens Barrichelo, que foram demitidos da equipe. Mas é apoiado por Hugo Chavez, e leva um caminhão de dinheiro da petrolífera estatal venezuelana pro Frank Williams todo ano…

Entre as equipes de ponta é a mesma coisa. A Ferrari favorece Fernando Alonso descaradamente. Que patrocinador que o brasileiro Felipe Massa levou pra equipe? Um energético que aparece pequenininho na ponta do aerofólio dianteiro, somente no GP do Brasil… E qual patrocinador o espanhol Fernando Alonso levou? Alias, foi o contrário. Foi o patrocinador, um grande banco espanhol, que levou o Alonso pra equipe. Esse mesmo banco patrocina a Ferrari, o Campeonato, e a maioria das provas tem o seu nome… Não estou dizendo que Massa é melhor piloto que Alonso, pelo contrário, o espanhol é o piloto mais completo do grid hoje. Porém, o brasileiro não tem, e não terá, igualdade de condições com seu companheiro de equipe nunca. Massa só ganha se Alonso não estiver na pista, ou estiver muito longe dos primeiros colocados.

Onde estão as grandes empresas brasileiras, as estatais, que geram lucros absurdos? Onde estão os programas governamentais de incentivo ao esporte? Os de incentivo a cultura eu sei que estão apoiando as cantoras de axé que cobram um absurdo por um show e não sabem mais onde enfiar mais dinheiro, mas mesmo assim recebem incentivos da Lei Rouanet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui