Adeus Fiat Uno: 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil

A série limitada Ciao, anunciada pela Fiat antes do Natal, marcará a despedida do Uno do mercado brasileiro após 37 anos e mais de 4,3 milhões de unidades fabricadas no país na fábrica de Betim (MG).

A trajetória do icônico carro da montadora italiana, hoje pertencente ao grupo Stellantis, foi recheada de novidades. E é sobre as 7 principais inovações que o Fiat Uno trouxe para o Brasil que vamos falar neste especial.

Relembre alguns dos principais recursos que o carro introduziu no segmento automotivo do Brasil ao longo de quase 4 décadas e, se quiser, corra para garantir uma das 250 unidades da série Ciao, exclusiva e numerada, para ter o hatch na garagem pelos próximos anos.

7. Pequeno por fora, grande por dentro

Adeus Fiat Uno: 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil
Fiat Uno chegou ao mercado brasileiro em 1984 e inaugurou uma sequência de inovações no país (Imagem: Divulgação/Fiat)

 

Ao iniciar sua trajetória no Brasil, o Fiat Uno adotou o slogan “pequeno por fora, grande por dentro”. A ideia, claro, era mostrar que o modelo, apesar de compacto, tinha um bom espaço interno para acomodar motorista e passageiros.

6. “Uno raio” marcou época

Três anos após a estreia, a Fiat inovou novamente ao dar ao Uno um motor 1.5. O Uno 1.5 R conquistou o coração principalmente do público jovem e era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos, um tempo extraordinário para a época.

Adeus Fiat Uno: 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil
Fiat Uno com motor 1.0 era conhecido pelo lado econômico (Imagem: Divulgação/Fiat)

5. Do “raio” ao 1.0

De um extremo ao outro da potência. Depois de lançar moda com um carro turbo, a Fiat usou o Uno para mostrar que economia também era um ponto forte do hatch. Em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil a sair de fábrica com o motor 1.0, e a inaugurar o conceito de “carro popular”.

4. Ar-condicionado

Adeus Fiat Uno: 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil
Uno Mille ELX foi o primeiro 1.0 do mercado a ter ar-condicionado (Imagem: Reprodução/AutoMundo)

 

O Fiat Uno também apresentou inovações no quesito conforto. Afinal, em 1994, fez o Mille ELX se tornar o primeiro carro do mercado brasileiro a ter ar-condicionado em sua versão popular, ou seja, mais barata.

3. Turbinada na linha

Adeus Fiat Uno: 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil
Fiat Uno foi o primeiro carro nacional a ser lançado com motor turbo (Imagem: Divulgação/Fiat)

 

Foi também em 1994 que a Fiat deu ao Uno uma das maiores inovações do mercado automotivo brasileiro: o primeiro motor turbo de série para um carro nacional. Foi o início de um conceito também conhecido como downsizing, ou seja, diminuição do tamanho do motor.

2. Arredondando o quadrado

Em 2010, uma das maiores inovações da Fiat para a linha do Uno também foi a mais radical. A montadora, literalmente, trocou as linhas do carro, deixando de lado o estilo “botinha ortopédica” e, como a própria marca disse, “arredondando o quadrado”.

Adeus Fiat Uno: 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil
Nova geração do Fiat Uno trouxe nova série de inovações ao mercado (Imagem: Divulgação/Fiat)

1. Tecnologia

A última das 7 inovações que destacamos e atribuímos ao Fiat Uno como precursor entre os carros no Brasil é o sistema start-stop. Ele surgiu em 2015, na série chamada Uno Evolution, que também marcou a inauguração dos motores Firefly 1.0 e 1.3, ambas de 3 cilindros.

E aí? Muita inovação para um carro só, não acham? Vocês sentirão falta do Fiat Uno?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui