Adeliando

Ramiro Guedes“Sei que Deus mora em mim

Como sua melhor casa.

Sou sua passagem,

Sua retorta alquímica

E para sua alegria

Seus dois olhos.

Mas esta letra é minha.” (Adélia Prado)

MAIS CORDEL ENCANTADO

Como já esperava esse escriba, recebi ligações telefônicas e fui parado na rua, tudo por causa dos comentários feitos na coluna sobre as coincidências entre antigos episódios políticos do extremo sul e fatos da novela Cordel Encantado, unindo os destinos do coronel Timotinho do Cordel e de Timóteo Brito de Teixeira. Um dos ligantes me disse que o comentário surgiu apenas por que era sobre Timóteo – se fosse sobre qualquer outro político não aconteceria. Isso é pura futurologia.

O colunista jamais perderia o chiste, atingisse quem atingisse.

UTOPIA

A oposição está danada da vida com o depoimento do afastado Diretor do DNIT, Luís Pagot, tanto na Câmara quanto no Senado. Durante os dias anteriores aos acontecimentos, os jornais de sempre (Estadão, Folha, o Globo e outros assemelhados) disseram que Pagot iria constranger o governo com bombásticas revelações que envolveriam até Dilma. Pois Pagot foi, depôs e nada de novo trouxe ao front.

A oposição ficou com cara de tacho.

A CPI E O SABOR DA PIZZA

Na Câmara municipal de Teixeira de Freitas, os partidos indicaram os componentes da CPI dos Loteamentos: pelo PT, Henrique da Ceplac, pelo PMN Netinho e, pelo PP , Marta Helena. Um entendido nos movimentos legislativos afirmou: só resta agora escolher o sabor da pizza.

Alguém sabe o motivo de tal sibilina observação?

REDUTOR DE VELOCIDADE

Um quebra-molas antes e um depois da Faculdade Pitágoras, ali na BR-101, em Teixeira de Freitas. Uma bem-vinda solução de emergência, em que pese quebra-molas ser um hino à falta de educação dos motoristas. Pelo menos, emergencialmente, acidentes serão evitados, pois, principalmente à noite, a entrada do Pitágoras é um convite ao sinistro. Espera-se que essa solução de emergência não ponha nas cabeças coroadas dos abatinados a idéia de que estão dispensados da viabilização da Avenida JK, a verdadeira entrada da Faculdade.

O redutor não acaba com acidentes, apenas muda sua tessitura.

PRAÇA DA BÍBLIA

Em fase final de destruição, a Praça da Bíblia, em Teixeira de Freitas, jogada ao tempo pela administração abatinada, não é hoje a sombra do que foi. Pior: ao lado da Praça de Alimentação, criou-se, durante o dia, um sinistro camelódromo. Sujeira, imundície, barracas de CD’s e DVD’s piratas, vende-se de tudo naquela Babel. Quarta feira, 13 de julho, ao meio-dia, uma fila razoável se formava em busca do almoço barato e frugal: churrasquinho de gato.

Pobre Teixeira, ó quão dessemelhante.

DAS RECORDAÇÕES

“Ora, mas por que estou aqui descrevendo esse inferno? Afinal, terminou esse dia tumultuoso, os presidiários agora estão dormindo pesadamente em seus catres. Mesmo em sono alto, resmungam e deliram, e de maneira diferente de outras noites. Aqui e ali jogam cartas . O tão esperado feriado terminou. Amanhã é dia normal, dia de trabalhos forçados, novamente.” (F. Dostoievski em “Recordações da Casa dos Mortos)

E A CGU?

Todo esse escândalo que se faz pela presença da CGU em Teixeira só tem razão se a vinda dos “rapazes” tiver sido determinada por denúncias. Se não foi por denúncias foi por sorteio e é um procedimento usual. Meu tiê sangue de estimação, sempre bem informado, avisou que foi denúncia.

Aí, o bicho pega.

PORTO SEGURO

Há muita gente dizendo que não, mas que a administração de Abade em Porto Seguro está mal avaliada, isso está. Apesar de algumas obras de última hora, Abade continua a ser, de longe, o prefeito mais mal avaliado do Extremo Sul.

Será que essa realidade mudará?

GILVAN FLORÊNCIO

O vereador Gilvan Florêncio (PT de Porto Seguro) pode sair candidato a prefeito de Porto Seguro pela legenda. Conversando com escriba, afirmou o vereador que não pretende voltar para mais uma reeleição para o legislativo. Ele já está cumprindo o terceiro mandato e afirmou que não se candidatou para fazer carreira como vereador. Vereança, só por imposição do povo e das circunstâncias.

Grande Gilvan

ENXERGANDO A LUZ DO FIM DO TÚNEL

“Algumas pessoas são vivas apenas porque é ilegal matá-las.” (Anônimo)

“O Diabo é um otimista se ele pensa que pode fazer as pessoas piores.” (Karl Kraus)

“Torna-se mais difícil chegar a um lugar quando se pensa que já está lá.” (Beaumarchais)

“Um tolo sempre acha um mais tolo para admirá-lo.” (Boileau)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui