O Sebrae em Teixeira de Freitas está avançando com a agenda do programa Cidade Empreendedora no Extremo Sul do estado. Por meio de encontros dos secretários municipais com o gerente regional Alex Brito e a equipe responsável pelas ações, além de agentes do setor público.
Na última semana, os municípios de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro sediaram os encontros nos dias 11, 12 e 13, respectivamente, que trabalharam a execução da RedeSim para facilitar os processos de abertura de empresas. Está previsto, ainda, consultorias como Educação Empreendedora, Compras Públicas, Inovação e Tecnologia, e Rede de Atores.
Os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora contam com diversas ações para impulsionar o empreendedorismo local através da parceria com o Sebrae, visando proporcionar ambientes de negócios cada vez mais favoráveis e acessíveis aos donos de pequenos negócios.
Entre os benefícios, o Cidade Empreendedora facilita a atuação e o crescimento dos empreendimentos quando agiliza a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas por meio do sistema integrado da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios – Redesim, como destacou o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito.
“Em 1994, demorava-se de três a quatro meses para abrir uma empresa na região. Hoje, é possível abrir ME e EPP em 24 horas e MEI em 15 minutos, o que reflete em aumento da competitividade, geração de novos postos de trabalho e renda. Esses municípios assinaram o termo de adesão ao programa neste ano, assim temos aqui o primeiro, dentre os 5 eixos temáticos que compreendem o Programa: Educação Empreendedora, Compras Públicas, Inovação e tecnologia, Rede de Atores”, explicou o gerente.