Acervo cartográfico da Conder está disponível gratuitamente

Acervo cartográfico da Conder está disponível gratuitamente
Acervo cartográfico da Conder está disponível gratuitamente. Fotos: Divulgação/Ascom Conder

A  Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) anunciou a liberação gratuita de seu acervo cartográfico, garantindo acesso irrestrito aos dados geoespaciais acumulados por décadas pela Companhia. A medida está alinhada às diretrizes da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Governo Digital. Inicialmente, passa a valer a gratuidade na cessão dos dados que forem solicitados através do email informs@conder.ba.gov.br. Estes pedidos já eram atendidos pela Conder, mas mediante o pagamento de taxa. Dentro de cerca de seis meses este material será disponibilizado online, nos formatos originais e compatíveis com Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

“O acesso a dados cartográficos confiáveis é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a tomada de decisões informadas. Com essa iniciativa, buscamos democratizar a informação, fomentar pesquisas e projetos que beneficiem toda a sociedade”, afirmou o presidente da Conder, José Trindade.

Coordenador da área de Informações Geográficas e Urbanas da Conder, Paulo de Tarso comenta a importância dos dados disponibilizados: “nosso acervo inclui informações cartográficas de Salvador, sua Região Metropolitana e mais de 80 municípios baianos em escala urbana e regional. São informações sobre infraestrutura urbana, equipamentos públicos, hidrografia e relevo, entre outros. Além disso, contamos com um rico acervo de fotografias aéreas históricas da Região Metropolitana de Salvador”.

Portal com informações geoespaciais e acervo

A Coordenação Técnica de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia (Informs/Conder) ficará responsável pela disponibilização do acervo no site da Conder. Serão utilizados webservices geográficos no padrão Open Geospatial Consortium (OGC), com os dados disponibilizados para download de forma a permitir a manipulação integral dos dados por usuários interessados. O acervo estará disponível sob a licença aberta Open Data Commons Attribution License (ODC-By), que permite o reuso e a modificação dos dados, desde que seja citado o uso da base de dados Conder.

Além disso, o Informs manterá um canal de suporte para esclarecimento de dúvidas. Para Paulo de Tarso, com essa iniciativa a CONDER reforça seu compromisso com a democratização da informação e o fortalecimento de construção de políticas públicas baseadas em dados geoespaciais: “A abertura desses dados trará benefícios significativos para a gestão pública, permitindo melhor planejamento e execução de políticas territoriais. O ambiente acadêmico e a iniciativa privada também serão beneficiados com essa iniciativa da Conder, que possibilitará maior inovação e desenvolvimento. O impacto positivo dessa iniciativa justifica o esforço de implementação”, explica ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui