Cinco comunidades foram atendidas, no mês de setembro, pelo 4º Mutirão de Saúde Indígena, realizado, pela Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com a SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), na Aldeia de Barra Velha. Além de Barra Velha, foram contempladas ainda as comunidades do Pará, Campo do Boi, Bugigão e Xandó.
De acordo com a diretora de Saúde Indígena da Secretaria de Saúde, Soraia Perelo, entre os profissionais que prestaram atendimento para a comunidade indígena estavam médicos – clínico geral e ginecologista -, dentista, psicólogo, psiquiatra, assistente social e nutricionista. Os moradores das aldeias tiveram acesso ainda, a vacinação, medicamentos, testes rápidos, preventivos, auriculoterapia, além dos serviços da Vigilância Sanitária, fumacê, arboviroses, Cad Único, NASF e Defensoria Pública.
“Foi uma semana de trabalho intenso. O prefeito Jânio Natal sempre teve um olhar muito especial para os indígenas. E a comunidade ficou bem feliz com os atendimentos. Todos profissionais chegaram no início da semana e permaneceram lá durante todo o tempo”, afirma Soraia.
A Prefeitura ofereceu todo o suporte necessário para os atendimentos, incluindo transporte e alimentação para as equipes. “Foi a nossa maior ação do ano, na maior aldeia do município. Voltamos com muitas demandas de exames, que já foram todas encaminhadas. Falta agora apenas mais uma comunidade a ser contemplada, que é a Aldeia de Boca da Mata”, completa da diretora.