Ação Cívico-Social movimenta Posto da Mata e espera realizar 6 mil atendimentos gratuitos até sábado

Ação Cívico-Social movimenta Posto da Mata e espera realizar 6 mil atendimentos gratuitos até sábado. Fotos Ascom

Alguns atendimentos requerem a retirada de senhas, que começam a ser distribuídas às 6h30; a Aciso é uma realização da Suzano, Marinha do Brasil e Prefeitura de Nova Viçosa

Começou nesta quarta-feira (13) e prossegue até sábado (16) a Ação Civil Pública (Aciso), iniciativa que oferece atendimento gratuito à comunidade nas áreas de saúde, emissão de documentos e corte de cabelo, entre outros. A iniciativa, que acontece na Praça São Benedito, em Posto da Mata, é resultado de uma parceria entre a Suzano, a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, contando ainda com o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia e da Secretaria de Segurança Pública (Instituto Pedro Mello).

Uma das principais demandas é pelo atendimento odontológico, para o qual foram triadas previamente 380 pessoas. A expectativa é de que, até o final do evento, sejam feitas cerca de 40 próteses. Para o serviço de emissão de documentos (identidade, certidão de nascimento e outros) é necessário retirar senha previamente. São 300 senhas por dia, distribuídas a partir de 6h30 no próprio local do evento. Quem está em busca de um novo visual, também pode cortar cabelos gratuitamente, há quatro cadeiras de corte de cabelo no local.

A maior parte dos atendimentos são feitos pela equipe da Marinha, que está com quase 100 pessoas no local, oferecendo consultas em especialidades como cardiologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, urologia, odontologia e neurocirurgia. Equipes da Prefeitura de Nova Viçosa também atuam na Aciso, com mutirão de mamografia e clínica geral, além de realização de testes rápidos de HIV, glicose e pressão arterial.

A comandante Liz, da comunicação da Marinha, disse que a maior demanda da população é por atendimento odontológico, seguida da demanda para fazer carteira de identidade, que é emitida com a parceria da Secretaria de Segurança Pública. “Na área de saúde também temos atendimento na especialidade de urologia, e recebemos paciente com mais de 70 anos que nunca tinham feito uma consulta nessa área”, disse a comandante.

Manuel Monteiro, 67 anos, aproveitou a consulta na área de urologia. Ele usa sonda e conta que precisa trocar o equipamento, mas não estava conseguindo atendimento em Teixeira de Freitas, onde faz tratamento. Foi até a Aciso na expectativa de conseguir trocar a sonda. Já Lourival Soares, 66 anos, consultou o clínico geral e o cardiologista e disse que foi bem atendido.

Na área de documentação, a Aciso oferece diversos serviços à população, entre eles: emissão de documentos (carteira de identidade), processos ligados ao Tribunal de Justiça (divórcio, orientação para 2ª via de Certidão de Nascimento e de Casamento, entre outros) e regularização de documentação para embarcações, além de atendimento médico e odontológico. Também é possível fazer o recadastramento do Bolsa Família, atualização do CAD único e agendamento de consulta jurídica junto à Prefeitura.

Serviço
Ação Cívico Social (Aciso), em Posto da Mata – distrito de Nova Viçosa (BA)
Local: Praça São Benedito
Data: 13 a 16 de novembro
Horário: 8h às 17h (dias 13, 14 e 15); 8h às 12h (dia 16).

Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui