Abrolhos recebe Caravana do Esporte e da Música

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos recebeu a Caravana do Esporte e da Música, ação realizada pelo canal ESPN Brasil, Unicef e Prefeitura Municipal de Caravelas, por meio do Instituto Esporte e Educação, da ex-jogadora de vôlei Ana Moser, e do Instituto Sol da Liberdade, da cantora baiana Daniela Mercury. Entre os dias 11 e 14 ocorreram as filmagens de documentário sobre a realidade socioeconômica das comunidades mais próximas do parque, com enfoque na infância, educação pública, história, cultura e meio ambiente da região. O programa, de uma hora de duração, deverá ser exibido pela ESPN Brasil no próximo dia 30.

No Arquipélago dos Abrolhos, a Caravana do Esporte e da Música foi recebida pela monitora ambiental Bernadete Barbosa e pela equipe da Marinha do Brasil. Os visitantes tiveram informações sobre o parque, fizeram caminhadas monitoradas pela Ilha Siriba e acompanharam atividades esportivas na Ilha Santa Bárbara.

Os integrantes da Caravana estiveram, também, no Centro de Visitantes do parque, localizado na cidade de Caravelas, onde trocaram informações com cerca de cem professores e lideranças comunitárias que participaram de cursos de arte-educação e música.

Bárbara Figueiredo, monitora ambiental do Centro de Visitantes, que participou das atividades de formação, destacou a importância do projeto. “A Caravana trouxe a música, dança e esporte, envolvendo as crianças e os professores das cidades de Caravelas, Alcobaça e Teixeira de Freitas, o que valoriza a cultura local e mostra que é possível trabalhar com a educação através da arte. Isso contribuiu muito para nosso trabalho com a educação ambiental e a proteção do Parque de Abrolhos. Aprendemos técnicas novas e pudemos interagir com pessoas diferentes e divulgar o trabalho que fazemos aqui”.

A Caravana do Esporte e da Música existe desde 2005 e já atendeu diretamente mais de 187 mil crianças e adolescentes e 18.000 mil professores da rede pública de ensino de 73 municípios de 17 estados brasileiros.

 

Ascom do ICMBio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui