ABAF participa do evento de 10 Anos da ASPEX com estudantes do Programa da Lagarta Parda

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) vai estar presente no Aspex Bahia Florestal, evento que celebra os dez anos da Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e Extremo do Sul da Bahia (Aspex) e pretende estabelecer um ambiente de conhecimento, negócios e troca de experiências de 31 de agosto a 2 de setembro em Eunápolis (BA). A participação da ABAF se dá como parte das ações do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP) no Sul e Extremo Sul da Bahia – que foi prorrogado.

Para isso, a ABAF está programando um estande que contará com a presença da equipe técnica que estará à disposição para fornecer informações sobre o Programa e sobre a Lagarta Parda. O assunto também será abordado em palestra pelo coordenador do PFCLP na Bahia, Epaminondas Júnior, e pelo coordenador do plano operacional, Paulo Andrade que vai apresentar as ações e primeiros resultados. A participação da ABAF se completa com a palestra do diretor executivo Wilson Andrade sobre o mercado de florestas plantadas na Bahia e no Brasil.

A primeira Semana da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável da Região Sul e Extremo Sul da Bahia, o Aspex Bahia Florestal 2016, vai reunir mostra de produtos e serviços; palestras com oportunidades e novidades do setor; visita técnica na Veracel (que também comemora 25 anos) e o inédito workshop Jurídico Florestal. Idealizado pela Aspex, com organização do Painel Florestal, o evento congregará empresas, entidades, lideranças e profissionais que atuam em toda a cadeia produtiva de base florestal além de formadores de opinião. As inscrições podem ser feitas através do site www.aspexbahiaflorestal.com.br.

PFCLP – ações e resultados

Mais de três mil pessoas, de cerca de 80 comunidades, já foram treinadas em 84 encontros, desde o início das ações do plano operacional do PFCLP – uma iniciativa da Secretaria da Agricultura (Seagri-BA), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da ABAF e entidades parceiras. As atividades tiveram início em 02 de outubro de 2015 com o seminário de lançamento do PFCLP que reuniu mais de 170 pessoas no Parque de Exposições de Teixeira de Freitas (BA). Em seguida, em 25 e 26 de novembro do ano passado, também em Teixeira de Freitas, foi realizada a ‘Capacitação de Líderes no Monitoramento, Controle e Fiscalização da Lagarta Parda no Sul e Extremo Sul da Bahia’. A partir de janeiro de 2016, iniciaram os treinamentos com os grupos de produtores em sindicatos, assentamentos, comunidades etc; além de uma ampla campanha publicitária.

No período, a equipe do plano operacional – composta por um Engenheiro Agrônomo e dois Engenheiros Florestais – percorreu mais de 42 mil quilômetros para a realização dos treinamentos, além das reuniões e seminários com parceiros. Nos treinamentos foram distribuídos mais de 12 mil folders – uma das peças produzidas pela campanha de comunicação do PFCLP que contou ainda com outdoor, spot para rádio, vídeo, camisas, plotagem dos carros e demais peças gráficas (de papelaria a redes sociais).

Desde o início do ano, a campanha vem reforçando o trabalho de divulgação do PFCL. Presente de forma on line nos principais canais da Internet, a campanha está sendo trabalhada fisicamente especialmente no Sul e Extremo Sul da Bahia. A campanha somou, neste primeiro momento, mais de 900 inserções em rádios, 255 dias de veiculação de outdoor e mais de 260 dias de exposição do banner da campanha em sites da região.

Além da atuação da equipe contratada para a realização dessas ações, o PFCLP conta com o apoio dos sindicatos rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia e da Aspex e seus associados. Todos contribuem para a divulgação do programa, utilizando inclusive do Whatsapp para o envio do VT da campanha.

O objetivo do PFCLP é adotar medidas de controle da praga “lagarta desfolhadora” (Thyrinteina arnobia ou Lagarta Parda), primeiramente no Sul e Extremo Sul da Bahia. Entre as ações realizadas no início do programa estão as visitas para apresentação do PFCLP às Prefeituras, Secretarias de Agricultura, Secretarias de Meio Ambiente, Sindicatos Rurais, Agências Bancárias com carteira rural e lojas de produtos agropecuários, buscando parceria e o apoio dos municípios para a realização do plano junto às comunidades. Neste primeiro momento, as cidades alcançadas foram: Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, incluindo comunidades rurais, aldeias e assentamentos vizinhos.

De acordo com o coordenador do plano operacional, Paulo Andrade, na sequência a equipe partiu para o nivelamento de conhecimento das comunidades rurais sobre a Lagarta Parda. “Para isso, têm sido realizados treinamentos para identificação e controle da Lagarta Parda nas comunidades rurais, associações, aldeias e assentamentos. Os treinamentos têm sido intensificados, visando difundir o conhecimento sobre a biologia da praga, seus hospedeiros e inimigos naturais, priorizando trabalhar o Manejo Integrado de Pragas (MIP), envolvendo o controle biológico para preservação ambiental e da saúde humana. Essas ações darão respaldo a uma ampla base de informações sobre a ocorrência da praga nas Regiões Extremo Sul e Sul da Bahia, contribuindo para o seu monitoramento e controle”, explica.

ABAF participa do evento de 10 Anos da ASPEX com estudantes do Programa da Lagarta Parda

Para mais informações:

Leia os informativos ABAF no: http://issuu.com/abaf_2014

Saiba mais em nosso site (abaf.org.br) e nos canais ABAF no Facebook, YouTube e SoundCloud

Yara Vasku – Comunicação ABAF

(71) 3342-6102/ 99119-7746/ yaravasku.abaf@gmail.com

Wilson Andrade – Diretor Executivo ABAF

(71) 3342-6102/ 98801-3000 / wilsonandrade@terra.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui