Abaf apresenta floresta na Fenagro

Visitantes poderão conhecer as diversas aplicações sustentáveis da madeira e oportunidades de negócios do setor

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) montará uma verdadeira floresta na Fenagro – Feira Nacional da Agropecurária, que ocorre de 26 de novembro a 4 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. Com o tema Floresta Plantada preserva Floresta Nativa, a Associação pretende conscientizar os visitantes sobre a importância de se preservar os remanescentes de Mata Atlântica no Estado, trazendo, inclusive, réplicas de animais que vivem neste ameaçado e importante bioma, tais como a onça pintada, a sussuarana e a harpia, uma das maiores e mais pesadas aves de rapina do mundo.

Toda a cadeia produtiva da silvicultura será mostrada, desde o plantio até os processos industriais de celulose e papel. Os visitantes poderão conhecer também outras aplicações de uso para a madeira, como a produção de carvão vegetal, o uso de biomassa, a movelaria e a construção civil. Ainda pouco conhecida, a celulose solúvel também será contemplada em um dos painéis do stand da Abaf, que mostra como este tipo de celulose faz parte de nosso dia-a-dia em forma de alimentos e cosméticos. “A conservação ambiental é o centro da nossa atividade e é importante que a sociedade perceba que plantar florestas para fins comerciais ajuda a diminuir a pressão sobre as matas nativas. Com isso, estamos ajudando também na manutenção da fauna e da flora, além dos recursos hídricos”, explica o presidente da Abaf, Leonardo Genofre.

A entidade prepara um workshop dentro da programação da Fenagro para tratar dos usos múltiplos de madeira no dia 1ºde dezembro. Além da indústria de papel e celulose, ambas já consolidadas no Estado, a produção de florestas com fins industriais vem se tornando um rentável negócio, aliando ganhos ambientais com econômicos e sociais. “A Bahia tem um excelente potencial para a produção comercial de florestas, com produtividade acima da média nacional. Isso nos abre possibilidades diversas como a madeira certificada para a construção civil, movelaria, além do carvão vegetal de origem controlada”, acrescenta Genofre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui