“É tudo a mesma coisa; por isso digo: Ele destrói tanto o íntegro como o ímpio. Quando um flagelo causa morte repentina, ele zomba do desespero dos inocentes. Quando um país cai nas mãos dos ímpios, ele venda os olhos de seus juízes. Se não é ele, quem é então?” (Jó 9.22-24)
Cada acontecimento é o cumprimento da vontade de Deus? É Ele quem decide sobre o curso da história, sozinho, soberanamente? Ele controla tudo e cada coisa? É Ele o responsável por cada movimento da história? Pensar em Deus como Todo Poderoso e Soberano pode nos conduzir à seguinte lógica: se Ele pode impedir algo e não impede, logo, Ele está de acordo; se ninguém pode contrariar Sua vontade e consegue fazer algo, logo, isso também deve ser vontade de Deus. Para Seguindo essa linha, podemos ficar confusos a respeito de Deus, por exemplo, diante de um diagnóstico de câncer. Por que Deus permitiu isso? E nas palavras de Jó: “Se não é ele (Deus), quem é então?”
Jó, especificamente, está sob provação e Deus está calado. Deus está permitindo dores e transtornos. Está completamente dentro de seu drama. Mas isso não está nos dizendo que a vida funciona assim e que Deus está por trás de cada cena da história. Ele sem dúvida está na história, na minha e na sua. Mas ela é constituída de algo mais. Nossas vontades, escolhas, condições, e outras pessoas. A vida é bem mais complexa do que algumas formas de fé pretendem. E em meio a esta vida tão complexa, Deus quer cuidar e guiar, fortalecer e sustentar. Deus não é a razão única e final de tudo que acontece e, inclusive, Sua vontade pode e tem sido contrariada.
Jesus pediu que orássemos ao Pai pedindo: “seja feita a tua vontade”. Por que? Porque muitas vezes não é a vontade do Pai que é feita. Quanto mais a vontade do Pai for feita, melhor para a vida neste planeta, para a vida de cada um de nós. A fé cristã é exatamente um convite para que mais da vontade de Deus se realize em nossa vida. Deus não é o responsável por tudo, mas pode nos guiar em tudo. Isso eliminará toda dor? Não. Não há indicativo disso nas Escrituras. Mas, sem dúvida alguma, eliminará todo medo.