A vida está em Jesus

“Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” (João 5.39-40)

Ainda criança aprendi uma canção que diz: “leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer”. Ainda creio que o conhecimento bíblico enriquece a vida e a oração aquece a fé. E que ambos são muito importantes para o crescimento espiritual do cristão. Mas aprendi também, apenas muito tempo depois e por experiência própria, que é possível a alguém padecer de nanismo espiritual, apesar do conhecimento bíblico, da vida de oração e de chegar a crescer dentro de uma ordem religiosa. O cristão saudável, que cresce verdadeiramente, é, acima de tudo, um seguidor de Jesus. Não basta ler a Bíblia e fazer orações.

Seguir a Jesus Cristo de Nazaré é aprender com Ele a lidar com a vida e com as pessoas. É, em nome dele, encontrar-se com samaritanas, prostitutas, cobradores de impostos, cegos e coxos de todos os tipos e trata-los com amor e graça. É olhar para as crianças como Ele olhou, é perdoar traições e promover restaurações. Ser um seguidor de Jesus não é uma atividade do templo, mas das ruas. Não nos faz triunfalistas: “Sou demais! Sou filho do rei! Vou pro céu!” Nos faz humanos, sensíveis e humildes. Lembra-nos o tempo todo que somos servos e que por mais difícil que seja, precisaremos dizer: “não seja como eu quero Pai, mas como tu queres”. É ser sustentado e saber que não está de pé por si mesmo.

Há muita gente examinando cuidadosamente as Escrituras e ao mesmo tempo tornando-se menos humana! Tornando-se dura e até mesmo cruel. Tornando-se gente que orgulha-se da própria retidão. Gente cega para a incoerência espiritual que protagonizam. Gente que, com a mesma boca, bendiz a Deus e difama o próximo. Que entende a oração como uma alavanca com a qual pretende controlar a vida e até mesmo a Deus. A mais perigosa distância entre nós e Cristo é a convicção de que estamos com Ele, apenas porque oramos e lemos a Bíblia. É pensar: sou rico! Quando se é pobre, miserável, cego e nu. Que o Senhor nos livre disso. Que nos faça seguidores de Jesus. É nele que a vida está!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui