“Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: Retornem ao pó, seres humanos!” (Salmos 90.3)
É comum ouvirmos dizer que a vida é uma jornada. Se é, quando andamos nossa vida com Deus, vamos aprendendo a reconhecer que ela não está, de fato, em nossas mãos, mas em Suas Mãos. Afinal, não sabemos quanto tempo temos e é Ele o Senhor do tempo. Por isso, viver é uma dádiva. Cada ano, mês, dia e minuto declaram que Deus não desistiu de nós. Se desistisse bastaria dizer: retornem ao pó! Mas, em lugar de por fim, Deus quer encher de vida a nossa vida. Há muito para ser conhecido e muito para aprendermos. Deus pode nos guiar pela existência de maneira que aprendamos a amar como jamais fomos amados e com isso descobriremos as verdadeiras cores, formas e sabores da vida. Deixaremos de lamentar por coisas perdidas e lutaremos para jamais perder pessoas.
Se andarmos nossa vida com Deus, aprenderemos que ela é breve demais para perdermos tempo com mágoas, culpas e lutas sem sentido. Perdoaremos mais rapidamente, tanto quanto nos arrependeremos, confessaremos e buscaremos perdão. Se nos é impossível evitar as rugas que marcam o rosto, está em nosso poder evitar as que desfiguram o coração. Na presença de Deus, de quem recebemos o fôlego da vida, ainda que nosso homem exterior siga sendo furtado de sua vitalidade e beleza, nosso homem interior pode seguir tornando-se cada vez mais jovem, mais apropriado para a adoração ao Criador e a comunhão com as criaturas (2 Co 4.16-18). Se for assim, ao partir, verdadeiramente faremos falta. Não de um jeito que apenas dói, mas de um jeito que inspira gratidão.
Se andarmos nossa vida com Deus, que é Eterno, cresceremos em sabedoria para lidar com as implicações da temporalidade. A temporalidade anuncia que tudo aqui vai passar. Alegrias não são perpetuas, mas também as tristezas não são. Somos fracos diante do tempo, mas não precisamos ser vítimas do tempo. O que ele leva, não podemos trazer; o que ele faz, não podemos desfazer; mas Deus é o Senhor do tempo e o que Ele dá, o tempo não leva. E o que Ele faz o tempo não desfaz. Mesmo para uma breve vida, Deus tem um duradouro significado. Se andarmos nossa vida com Deus, não temeremos quando o tempo findar. Pois, quando Deus disser “retorne para o pó”, é para Ele que retornaremos!
ucs