A cada metro que a Tocha Percorria, a população aplaudia. Uma imensidão de câmeras e celulares registrava o momento histórico para o município.
CHEGOU! A Tocha Olímpica veio conhecer o nordeste brasileiro. A primeira parada das 27 cidades na Bahia foi Teixeira de Freitas na manhã desta quinta-feira, 19. A cidade não decepcionou e fez bonito para prestigiar e registrar esse marco histórico na região do extremo-sul baiano.
Porta de entrada para uma importante região do Brasil, Teixeira de Freitas levou às ruas cerca de 45 mil pessoas para participar do evento olímpico, que contou com movimentos culturais e entretenimentos espalhados por todo o percurso em que a Tocha passou.
Robson Aguiar, 59, nunca acreditou que viveria essa emoção. “Nunca imaginei na minha vida que presenciaria e vivenciaria esse momento. A gente sempre vê pela televisão, mas quando você faz parte, é outra coisa. Uma emoção que não consigo expressar. Vou levar para minha vida esse momento. E feliz em saber que tive esse momento com minha filha.”
Para a estudante Rinara Soares, 21, a felicidade de estar no evento foi muito mais além de ver o fogo olímpico pelas ruas de Teixeira de Freitas. “Estou emocionada. Muito feliz. Você não tem noção o quão orgulhosa estou do meu irmão (Rafael Cesar, portador de deficiência visual que segurou a Tocha no palco). Ele sempre teve a vontade de carregar a Tocha, e o prefeito [doutor João Bosco] proporcionou esse momento para ele.”
Com o clamor e calor acolhedor do povo baiano, Teixeira foi vista por todo o Brasil e pelo restante do mundo por sua alegria e participação. Com uma população feliz por estar perto diante do fogo que há anos vem se acendendo, de quatro em quatro anos, e percorre o mundo levando uma mensagem de paz e união.
“Muito legal esse evento. Mais incrível ainda é ver a Tocha, que foi acesa lá na Grécia. E é muito bom ver o povo da cidade acolhendo essa ideia. Pois via notícias de outras cidades e o movimento era fraco. Mas aqui não, mostramos que temos o espírito olímpico”, ressaltou Rafael Fernandes, 26. Para ele, a Tocha na cidade faz com que o povo tenha uma motivação a mais para praticar o esporte. “O prefeito vem fazendo muito pelo esporte em nossa cidade. E essa foi mais uma ação, mostrando que ele se importa com isso. Muito feliz!”
A cada metro que a Tocha percorria, a população, que lotou as avenidas da cidade, aplaudia e gritava. Uma imensidão de celulares e câmeras a postos para não se perder aquele momento. “Cada passo, um flash”, gritou uma adolescente que estava com as amigas registrando esse momento histórico de Teixeira de Freitas.
Para Mariza Santos, 70, o “povo brasileiro é um povo privilegiado. Eu amo demais esse meu país. Tenho orgulho do Brasil. E essas Olímpiadas vem mostrando que estamos, novamente, para entrar para a história dos eventos esportivos. Hoje foi muito bonito”. Para ela, o fogo que percorreu a cidade vai muito além de sua simbologia. “Esse fogo ai, meu filho (sic), não é só paz e amor não. Esse fogo veio para manter a chama do brasileiro acesa. Veio para lembrar que não podemos deixa-la apagar. E essa é uma chama interna. Está dentro de cada um de nós.”
Em menos de duas horas na cidade, o brilho nos olhos de cada criança, de cada pai, cada mãe, cada cidadão brasileiro era evidenciado. O povo teixeirense fez bonito e o mundo viu. E, agora, Teixeira de Freitas entra em um novo capítulo da história do Brasil.
Departamento de Imprensa