A “minha” oração

“De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.” (Salmos 5.3)

Para aprender a ser sincero diante de Deus, preciso ser frequente diante de Deus. Conquanto seja bom que num certo dia eu experimente algo intenso com Deus, em que me sinta particularmente com a alma lançada diante dele, preciso aprender a, diária e continuamente, orar minha oração. Ainda que simples, mas sincera. Ainda que pequena e infantil, mas que seja “minha” oração. Fomos criamos para conversar com Deus assim e a falta desse diálogo rouba nossa sanidade. Devemos ser capazes de viver com coragem e agir com sabedoria, mas para isso precisamos aprender a orar diariamente, pedir a Deus e esperar nele.

Precisamos aprender a fazer a nossa oração, uma oração pessoal e que leve a Deus um retrato de como estamos e como nos vemos. Há muitas orações e algumas pessoas gostam de ter uma oração para lerem, fazendo-a sua. Não é errado e nem há problema. Mas não é o suficiente. Orar a “minha oração” dá mais trabalho, exige mais. Coloca-me em contato comigo, com minhas verdades, com meu mundo. Um mundo confuso, oculto, dissimulado. Ao orar a “minha oração” algumas ou muitas vezes perceberei que duvido mais do que creio. E isso é desconcertante diante de Deus, que tudo vê e sabe. Mas é este o caminho. Com sinceridade devo orar e deixar diante de Deus o que for preciso, ainda que saia dessa conversa envergonhado.

O salmista ora pela manhã, ao começar o dia. Ele fala com Deus e apresenta a “sua oração”, não a de outrem. E então ele aguarda. Ele fica na expectativa porque sabe que Deus sempre responde. Ele tem esperança, porque sabe que Deus é bom. Quando oramos talvez Deus faça exatamente o que desejamos, talvez nada faça do que desejamos, talvez simplesmente fique em silêncio. Mas nós precisamos orar e orar a nossa oração – sinceridade – porque Deus sempre responde. Podemos aguardar com esperança. Prontos para agir. Pois, antes de mexer com Deus, nossa oração sincera mexerá conosco mesmos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui