A luz e os filhos da luz

“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12) 

A luz é uma das metáforas que Jesus usou muitas vezes. O próprio João, ao escrever a introdução do seu Evangelho usou esta metáfora. O que ele tanto ouviu, e experimentou em sua relação com Jesus, o inspirou a escrever: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (Jo 1.4-5) A luz é usada em confrontação com as trevas. Luz é vida, treva é morte. Luz é conhecimento, treva é ignorância. Luz é amor, treva é ódio. Luz é comunhão, treva é separação. Jesus afirma que, ao segui-lo, deixaremos de andar em trevas, pois nele temos a luz da vida. Como podemos compreender isso? O que significa alguém ter a luz da vida?

Significa conhecer uma nova vida, a vida proposta no Reino de Deus. O Reino em que o amor é o maior de todos os mandamentos. Amor a Deus e ao próximo. E de um jeito que, ou mamamos os dois ou não amamos nenhum dos dois. Não podemos amar a Deus sem amar o nossos irmão e se tentarmos amar nosso irmão sem amar a Deus, o amaremos insuficientemente. E, no exercício do amor, a luz brilha e vamos sendo libertos das trevas. Tudo a partir da presença de Jesus em nossa vida e de nossa submissão a Ele. De nossa escolha de sermos seus seguidores e viver à luz de Sua graça e ensino. Estar em trevas, no sentido espiritual, não é não conseguir ver, mas ver de forma errada; não é não crer, mas crer em mentiras. Estar em trevas é viver equivocadamente, desviados da vontade de Deus, desconhecendo o amor e a graça de Deus.

Jesus é a Luz do mundo porque Ele reconcilia-nos com Deus. E então tudo mais acontece, na medida em que amadurecemos para a fé, obedecendo. As trevas cedem à Luz, pois não podem derrota-la, e uma nova vida se manifesta. A Luz produz frutos, levando-nos a viver de maneira a honrar nosso Criador. A Luz leva-nos ao arrependimento e ao quebrantamento, pois revela-nos quem realmente somos e fala-nos sobre quem deveríamos ser. O resultado disso tudo é uma pessoa em transformação. A Luz nos faz luzes. Cristo nos faz cristãos. E assim passamos a contribuir para que outros percebam que existem trevas e que, existe luz. E elas são completamente diferentes uma da outra! A Luz que Jesus é, é inconfundível e produz vida. Os filhos da Luz não são perfeitos, mas estão sendo aperfeiçoados. Estão aprendendo a brilhar e a superar as trevas, cada vez mais. Até que, enfim, serão totalmente libertos de toda treva. Tem sido assim com você?

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui