A FÉ QUE TUDO MUDA!

 

“Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.” (Efésios 1.15-16)

Se a fé em Cristo havia chegado ao coração daquelas pessoas a quem Paulo escreve, então ele tinha todos os motivos para já agradecer pela vida deles. O quanto já haviam mudado? Não sabemos. É certo que não eram perfeitos e o apóstolo escreve sua carta para orientá-los em muitas questões, para que pudessem ter atitudes cada vez melhores. Mas se a fé em Cristo havia chegado ao coração deles, então tudo poderia ser renovado, restaurado, superado. Eles não precisariam mais agir como pessoas amargas, pois a graça os havia alcançado. A leveza, a bondade e a misericórdia poderiam manifestar-se mais por meio de suas vidas. Paulo sabia disso e já era grato por isso.

Paulo destaca que eles já mostravam amor por todos os santos. O apóstolo chama de “santo” todo que faz parte das igrejas. O sentido do termo não é “perfeito”, mas “separado”. São santos porque pela fé em Cristo foram separados para Deus. O amor é a marca da igreja, não a perfeição. Nenhuma igreja é perfeita, nenhum cristão é perfeito, nenhum pastor é perfeito. Mas todo que crê é separado para pertencer a Cristo e ser transformado. Os santos a quem Paulo se refere eram imperfeitos. Eles precisavam ser amados. E os cristãos em Éfeso estavam amando! O apóstolo então expressa gratidão a Deus por eles em suas orações.

Somos herdeiros dessa fé, que nos torna candidatos a cada dia sermos melhores, sermos mais saudáveis, sermos mais amorosos, sermos mais quem Deus deseja que sejamos. E isso nos colocará diante de nossa verdadeira identidade. Seremos nós mesmos como Deus sabe que fomos criados para ser. Isso é maravilhoso e não acontece de maneira isolada. Nossa melhora não é ego-centrada. A fé em Cristo nos faz uma benção para outros. O amor flui mais facilmente e Deus é honrado. A fé no Senhor Jesus significa a fé no amor de Deus por nós. E a única resposta compatível com quem crê no amor de Deus é amar. Se a fé em Cristo alcançou seu coração, não tenho dúvida: há alguém orando e agradecendo a Deus por você. Pois você faz grande diferença e fará ainda mais, na medida em que se cumprir em sua vida o que Deus quer! Por isso, ame intensamente e assim expresse sua fé!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui