“As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura. Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera.” (Lucas 24.10-12)
Os onze apóstolos (uma vez que Judas havia se perdido do Caminho) e os demais discípulos ouviram, ao longo do templo que em andaram com Jesus, sobre a morte e ressurreição do Mestre. Pedro chegou a ser repreendido duramente por tentar aconselhar Jesus a tirar da cabeça a ideia de que morreria pela mão dos líderes religiosos. Mas, ainda assim, sua morte na cruz deixou a todos confusos. Mais que isso, deixou-os perdidos. Quando as mulheres que foram ao sepulcro procurar o defunto Jesus voltaram dizendo que o corpo havia sumido e que anjos disseram que Ele estava vivo, suas palavras lhes pareceram loucura.
Pedro foi ver por si mesmo o que estava acontecendo e, embora comprovasse que sumiço do corpo, o máximo que chegou foi a ficar admirado. Algo como :“Que estranho! Realmente o túmulo está vazio”. Ele não foi capaz de concluir: “É isso! Jesus havia dito que morreria e ressuscitaria ao terceiro dia! É por isso que o túmulo está vazio.” Mas como concluir dessa forma se não havia crido nas palavras de Jesus? Aqueles irmão nossos foram os pais da igreja. A igreja foi edificada a partir deles! Paulo disse que Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Os caminhos de Deus são incompreensíveis por isso Cristo é incompreensível. Ele confunde nossa lógica e nos desafia a crer, contra toda lógica. Nos chama a uma fé atrevida.
Mas esse atrevimento de fé não tem nada a ver com as loucuras que andam sendo feitas no mercado religioso. Não tem nada a ver com “tomar posse” de coisas e curas. Nada a ver com dizer “essa cidade é do Senhor Jesus”. Mas tudo a ver com dizer “eu sou do Senhor Jesus”. Somos chamados a crer em quem Jesus é, no que disse e fez. Incondicionalmente. Não somos diferentes dos discípulos incrédulos diante do tumulo vazio. E nossa falta de fé tem nos tornado vítimas de mercadores religioso cujas doutrinas nos fazem confundir falta de fé com fé. Há muita gente correndo atrás do vento e padecendo de infantilidade espiritual crônica. Jesus já fez tudo e nos trouxe vida plena. O que nos falta é crer. Se o que Ele fez não nos satisfaz, nada nos satisfará. E se satisfizer, é uma ilusão.